icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
'Operação Voltando em Paz'

Segundo avião enviado a Israel retorna com brasileiros resgatados

Repatriação faz parte da 'Operação Voltando em Paz', do Governo Federal; animais também foram resgatados

foto autor

Nathália Amorim

12/10/2023 às 11:37 • Atualizada em 12/10/2023 às 11:57 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O segundo avião com brasileiros resgatados em Israel, após o início do confronto entre o país e o grupo Hamas, pousou no Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira (12). Ao todo mais de 214 pessoas estava na aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).


				
					Segundo avião enviado a Israel retorna com brasileiros resgatados
Segundo avião enviado a Israel retorna com brasileiros resgatados. Foto: Reprodução/TV Globo

De acordo com o g1, o avião KC-30 (Airbus A330 200) desembarcou por volta de 2h41, após 14 horas de viagem. A aeronave partiu de Tel Aviv e trouxe de volta os brasileiros retidos na cidade de Jerusalém, em Israel.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A repatriação faz parte da "Operação Voltando em Paz", anunciada pelo Governo Federal. Em coletiva de imprensa, o Itamaraty informou que idosos, grávidas e crianças são os grupos prioritários no processo. Neste segundo voo, três gatos e um cachorro também estava entre os tripulantes.

O Itamaraty informou que os brasileiros que desejam deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv. Acesse aqui.

No começo da manhã de quarta-feira (11), o primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Brasília. A aeronave trouxe o primeiro grupo, com cerca de 211 brasileiros resgatados.


				
					Segundo avião enviado a Israel retorna com brasileiros resgatados
Avião da FAB pousa em Brasília com brasileiros resgatados em Israel. Foto: Reprodução/GloboNews

A expectativa do Governo Federal, é de que até domingo (15), outros cinco voos saiam de Israel com novos grupos de brasileiros que estão na região. A informação foi confirmada pelo Itamaraty.

O Ministério das Relações Exteriores disponibilizou contatos de emergência para auxiliar brasileiros que estão no Oriente Médio. São eles:

  • Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510
  • Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
  • Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610

Veja os outros voos programados:

  • Quarta-feira (11): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
  • Quinta-feira (12): avião KC-390, com até 60 passageiros. Faz paradas em Lisboa (Portugal), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e no Recife, e depois desembarca às 11h de sexta (13) em Guarulhos (SP).
  • Sexta-feira (13): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
  • Sábado (14): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.

Confronto em Israel

O confronto em Israel aconteceu no sábado (7). As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa de Gaza, de onde o grupo Hamas lançou 5 mil foguetes. Uma rave, que acontecia a cerca de 30km do local, foi um dos locais mais atingidos. Ao menos 260 pessoas morreram na festa, entre eles dois brasileiros, Bruna Valeanu e Ranani Glazer.


				
					Segundo avião enviado a Israel retorna com brasileiros resgatados
Guerra em Israel matou mais de duas mil pessoas; aviões irão resgatar brasileiros. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Diante da ofensiva, o governo israelense iniciou uma retaliação e lançou bombas em direção à Faixa de Gaza. Segundo o balanço mais recente das autoridades locais, até a manhã desta quinta-feira cerca de 2.500 pessoas morreram. Mais de 1.200 foram em Israel. Segundo o balanço do Ministério da Saúde de Gaza, ao menos 900 palestinos também morreram.

foto autor
AUTOR

Nathália Amorim

AUTOR

Nathália Amorim

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança