Um dos suspeitos de executar a líder quilombola Mãe Bernadete foi preso na manhã desta sexta-feira (12), no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O crime ocorreu em 17 de agosto de 2023.

A Polícia Civil (PC) informou ao g1 que Josevan Dionisio dos Santos, conhecido pelos apelidos “BZ” ou “Buzuim”, foi capturado após uma perseguição policial, durante a qual fez sua companheira e os dois filhos reféns.
Leia também:
A situação foi controlada pelas equipes da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), que conduziram uma negociação estratégica. A ação resultou na liberação das vítimas sem ferimentos e na rendição do suspeito. Com ele, foi apreendida uma pistola turca calibre 9 mm, com a numeração raspada.
Em abril do ano passado, Josevan foi incluído no Baralho do Crime - uma lista dos criminosos mais procurados da Bahia - e desde então era alvo das autoridades.
Além do homicídio de Mãe Bernadete, ele também é investigado por envolvimento com uma organização criminosa que atua em Simões Filho e arredores, com participação em roubos, tráfico de drogas e outros homicídios. Josevan foi encaminhado à sede do Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico (Denarc), onde passou por exames legais e permanece sob custódia, à disposição da Justiça.
Relembre o crime e veja como está o caso

O assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete ocorreu na noite de 17 de agosto de 2023, na sede do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. No momento do ataque, seus netos também estavam na residência, mas foram retirados da sala antes do crime acontecer.
Após executarem Mãe Bernadete, os criminosos levaram os celulares dela e das testemunhas. Sem acesso ao telefone, um dos netos, Wellington, conseguiu pedir ajuda por meio de um aplicativo de mensagens que estava aberto no computador. Ele acionou moradores da comunidade para socorrer a família.
Em seguida, Wellington deixou os parentes adolescentes sob os cuidados de um vizinho e foi até o terreiro de candomblé, localizado dentro do território quilombola, para ligar para a polícia. Os suspeitos fugiram do local em uma motocicleta.
A investigação, conduzida em conjunto pela Polícia Civil (PC) e pela Polícia Federal (PF), apontou que o crime foi encomendado por traficantes de drogas da região. Mãe Bernadete era contra a atuação do tráfico dentro do quilombo e trabalhava ativamente para impedir essas práticas.
Até o momento, cinco suspeitos foram presos por envolvimento no assassinato, e um continua foragido. Três deles irão a júri popular. Segundo a Justiça, a decisão está relacionada ao desmembramento do processo, já que apenas três dos seis acusados contavam com advogados constituídos.
Confira os nomes dos presos:
- Arielson da Conceição Santos;
- Sérgio Ferreira de Jesus;
- Josevan Dionísio dos Santos;
- Ydney Carlos dos Santos de Jesus;
- Carlos Conceição Santiago.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

