Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Varíola dos macacos: dermatologistas alertam para risco de confundir lesões na pele com outras doenças

Especialistas contam que é importante observar bem as feridas e avaliar os casos suspeitos

Redação iBahia • 14/09/2022 às 21:53 • Atualizada em 15/09/2022 às 9:43 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Varíola dos macacos: dermatologistas alertam para risco de confundir lesões na pele com outras doenças
Foto: Divulgação

Os casos de varíola dos macacos têm aumentado exponencialmente no Brasil e no mundo. Somente na Bahia, são 101 registros confirmados até esta quarta-feira (14), sendo a maioria deles em Salvador. Altamente contagiosa, a doença tem como principal característica as lesões que surgem na pele. Elas, porém, podem ser confundidas com outras situações, dificultando o diagnóstico, como explicam as médicas dermatologistas Camila Sampaio e Fernanda Ventin.

“Do ponto de vista clínico, essas lesões lembram herpes, varicela, foliculite e até mesmo uma afta. Para fechar um diagnóstico é preciso que o paciente realize um exame laboratorial. Essa tem sido a grande dificuldade da varíola dos macacos para nós médicos. Pode ser realmente difícil confirmar com exames laboratoriais ", explica Camila Ribeiro.

Leia mais:

Segundo as especialistas, que são sócias da Clínica InDerm, para identificar as características é importante alertar que o diagnóstico deve ser feito por um médico e não por conta própria. Porém, é comum que as lesões sigam etapas sequenciais como:

• Região fica avermelhada;

• Surgimento de uma lesão elevada;

• Formação de líquido dentro, com uma bolha de pus amarelado dentro;

• Umbilicação na lesão (depressão no meio);

• Desenvolvimento de uma crosta;

• Crosta cai e forma cicatriz.

“Geralmente, as pessoas têm de 5 a 10 lesões, principalmente no rosto, tronco, braços e pernas. Isso é o mais frequente. Após esses sinais citados, as lesões deixam de ser contagiosas. No entanto, pacientes imunossuprimidos, crianças e idosos podem apresentar uma quantidade maior de feridas”, afirma Fernanda Ventin.

Uma forma importante para evitar confusões da varíola dos macacos com outras doenças é observar o desenvolvimento de outros sintomas. Um deles é o aparecimento de ínguas, que são protuberâncias ocasionadas pelo aumento dos gânglios linfáticos.

O desenvolvimento de febre e mal-estar também são sintomas recorrentes nestes casos, que não necessariamente se repetem em outras complicações. Outro ponto, por exemplo, é identificar se a pessoa teve contato próximo com alguém infectado pelo vírus.

“A principal forma de transmissão é o contato próximo com lesões na pele, secreções respiratórias ou objetos pessoais contaminados, por exemplo, roupas de cama e banho”, afirma Fernanda Ventin.

Para que haja a transmissão da varíola dos macacos por partículas respiratórias, é preciso que exista um contato pessoal prolongado. Por isso, há maior risco desse tipo de contaminação para profissionais de saúde, membros da família e outras pessoas próximas às infectadas.

Durante o tratamento, na maioria das vezes, a dor pode ser adequadamente manejada com analgésicos, como dipirona ou paracetamol.

“Se muito intensa, pode demandar uso de opioides, como tramal e codeína, ou mesmo internação para melhor controle da dor. Ressaltamos que se qualquer pessoa observar um dos sinais de alerta relacionados à varíola dos macacos, é importante procurar uma unidade de saúde imediatamente”, completa Camila.

Leia mais sobre Saúde em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias