Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > calumbi
Whatsapp Whatsapp
Podcast Calumbi

Caboclo e Cabocla ressaltam natureza popular e religiosa do 2 de Julho

Em episódio do podcast Calumbi, especialistas debatem a potência da imagem do Caboclo e da Cabocla para as comemorações da data

Iamany Santos • 08/12/2023 às 18:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Símbolos das comemorações da Independência do Brasil na Bahia, o Caboclo e a Cabocla transcendem a história e ressaltam características populares e religiosas deste momento. Em 2023, as comemorações de 2 de Julho fizeram aniversário de 200 anos e, na atual configuração social, as figuras destes dois seres místicos ganharam ainda mais força política.


				
					Caboclo e Cabocla ressaltam natureza popular e religiosa do 2 de Julho
Em episódio do podcast Calumbi, especialistas debatem a potência da imagem do Caboclo e da Cabocla para as comemorações da data. Foto: Elson Barbosa / iBahia

O podcast Calumbi produziu um episódio completamente dedicado ao Caboclo e a Cabocla, na temporada Independência do Brasil na Bahia: Lutas por liberdade. Realizado em parceria com o grupo Arribá o Céu, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o episódio fala mais sobre as nuances lúdicas, históricas, sociais e políticas do Caboclo e da Cabocla.

Leia mais:

Para isso, a produtora cultural Adriana Santana convidou o historiador Milton Moura, professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia e especialista História das Festas, incluindo as chamadas Festas do Caboclo e da Cabocla.

O artista visual Daniel Soto também participou do episódio. Mestrando vinculado ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA), Daniel fala sobre a Memória Gráfica do Dois de Julho.

O artista realiza o projeto de colação de lambes, espécie de poster, chamado “Julhienses Arte Urbana”. O projeto fica exibido nas vias públicas do Centro Histórico de Salvador com representações dos personagens e fatos da Guerra de Independência do Brasil na Bahia a partir de uma perspectiva popular. Escute o episódio completo abaixo:

Ouça o áudio Caboclo e Cabocla - Independência do Brasil na Bahia: Lutas por liberdade •
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CALUMBI :

Ver mais em Calumbi