Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > calumbi
Whatsapp Whatsapp
Sertão da Bahia

Senhor do Bonfim: conheça cidade inspiração para o podcast Calumbi

Com muito forró, tradições juninas e as prórpias Calumbis, a história de Senhor do Bonfim remonta as origens do Brasil e da Bahia

Redação iBahia • 09/06/2023 às 18:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Senhor do Bonfim: conheça cidade inspiração para o podcast Calumbi
Foto: Reprodução/CRT-BA

A cidade de Senhor do Bonfim, localizada no Sertão da Bahia, é um local cheio de tradições que são a "cara" do Nordeste. Com muito forró, tradições juninas e as Calumbis - como são chamadas as tradicionais bandas nordestinas de pífanos na cidade -, a história de Senhor do Bonfim remonta as origens do Brasil e da Bahia.

No auge dos seus 138 anos de emancipação política, Senhor do Bonfim foi inicialmente povoada por povos indígenas, em especial as etnias Kariris e os Payayás. Com o tempo, descobriu-se que a cidade era uma região privilegiada para a extração de ouro e, devido a isso, o arraial começou a receber mais pessoas.

Leia mais:

Nesse processo, Senhor do Bonfim foi destino de padres franciscanos em missão, que submeteram os indígenas da região a uma nova ordem de interesses políticos, culturais e sociais. Naquela época, por volta de 1750, a localidade era conhecida como Arraial de Senhor do Bonfim da Tapera.

As riquezas da terra e o posicionamento geográfico da cidade fez com que ela se tornasse um ponto de encontro para aventureiros, tropeiros e peões de diversos lugares da Bahia e do Nordeste.

A essa altura, a cidade era conhecida como Vila Nova da Rainha e já era ponto de empreendimentos voltados para o criatório de gado. Diante desse contexto econômico e político, no dia 28 de maio de 1885 a cidade foi emancipada e finalmente batizada de Senhor do Bonfim.

O podcast Calumbi é um produto inspirado nessa cidade e idealizado por duas bonfinenses. Com o objetivo de preservar a memória da cidade a produtora cultural Adriana Santana e a historiadora Kerollen Hagnys produziram um episódio completamente dedicado a Senhor do Bonfim. Ouça:

Ouça o áudio áudio •
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CALUMBI :

Ver mais em Calumbi