Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > pele preta
Whatsapp Whatsapp
Podcast

Pele Preta recebe Larissa Luz em conversa sobre afrofuturismo

Cantora também falou sobre feminismo negro e os elementos que marcam sua carreira

Aline Gama • 04/05/2023 às 19:59 • Atualizada em 02/06/2023 às 21:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Pele Preta recebe Larissa Luz em conversa sobre afrofuturismo
Foto: Reprodução / Redes sociais

O afrofuturismo é um movimento estético, cultural e político que utiliza elementos da ficção científica para se expressar na arte. Nessas narrativas, mulheres e homens negros estão no centro como protagonistas de suas próprias histórias e habitando um futuro tecnológico em que experiências negras não são marcadas pela opressão racial.

Esse assunto é tema de um episódio do podcast Pele Preta Salvador, apresentado pela produtora Fran Cardoso e pelo jornalista Rafael Santana. E para compor essa conversa, o programa recebeu a cantora e compositora baiana Larissa Luz, que também falou sobre feminismo negro e os elementos que marcaram sua carreira.

Leia mais:

"O afrofuturismo é sobre pensar sobre coisas que podem acontecer, em possibilidades que a gente talvez não imagine precisar, acontecer, se permitir em pensar no surreal, no irreal, pensar nele como possível, né?" disse Larissa .

A artista, que começou a cantar aos 15 anos e assumiu os vocais da banda Araketu de 2007 a 2012, segue em carreira solo e já lançou 3 álbuns: 'Mudança', 'Território Conquistado' e 'Trovão'. Ela também é atriz e assinou o roteiro e direção do próprio clipe da música 'Hipnose', que navega pelo afrofuturismo.

Ao ser perguntada como se sente sobre o lugar de representação como mulher preta, a cantora disse que foi uma necessidade natural, partindo das suas próprias vivências, como forma de desabafo e ao mesmo tempo de um projeto de ressignificação de situações que não achava correto.

"Sempre quis fazer da arte instrumento de transformação social, sempre quis fazer da minha arte ferramenta política, sempre quis usar a meu favor o que eu tenho que é a arte, a música e a escrita", comentou.

Ouça a entrevista completa:

Ouça o áudio áudio •

*Sob a supervisão do repórter Ícaro Lima

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PELE PRETA :

Ver mais em Pele Preta