Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > preta bahia
Whatsapp Whatsapp
Dia da Consciência Negra

Casa de Gana é instalada no Pelourinho e promove intercâmbio cultural

Casa de Gana está no imóvel nº 7, na Rua Frei Vicente, na Ladeira de São Miguel

Gabriela Braga • 20/11/2023 às 18:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O tradicional Cortejo Durbar com a Fontomfrom de Shebre, dança africana para saudar chefes e autoridades, tomou conta das ruas do Pelourinho, nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra.


				
					Casa de Gana é instalada no Pelourinho e promove intercâmbio cultural
Casa de Gana é instalada no Pelourinho e promove intercâmbio cultural. Jefferson Peixoto / Secom

O ritual marcou a instalação da Casa de Gana, no imóvel nº 7, na Rua Frei Vicente, na Ladeira de São Miguel. Durante a programação do Salvador Capital Afro, que acontece entre os dias 20 e 24, o espaço oferece atividades culturais gratuitas, das 10h às 22h, com música, dança, culinária, literatura, artesanato e debates.

Leia mais:

A iniciativa promovida pela Embaixada de Gana no Brasil, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), visa fortalecer a conexão entre o Brasil e Gana.

A manifestação cultural nas ruas do Centro Histórico reuniu cerca de 30 artistas ganeses e 20 lideranças, entre representantes governamentais, incluindo a Embaixadora de Gana no Brasil, Abena Busia. A festa africana envolveu músicos, percussionistas, dançarinos, mascarados, acrobatas, andadores de perna-de-pau, vestidos com suas indumentárias características feitas com o tecido kente, além de seus tambores típicos.


				
					Casa de Gana é instalada no Pelourinho e promove intercâmbio cultural
Manifestação cultural nas ruas do Centro Histórico. Jefferson Peixoto / Secom

Logo após o cortejo de abertura, artistas, autoridades e uma comitiva com cerca de 18 representantes diplomáticos de vários países africanos e latino-americanos se dirigiram a Casa de Gana. A programação desta segunda-feira contou com a leitura e discussão do livro “Adinkra - Sabedoria em Símbolos Africanos”; conversas sobre conexões entre Brasil e Gana, além de apresentações das danças tradicionais Adzogbo e Takai; e de música com a jovem Wiyaala, conhecida como A Jovem Leoa Africana, e DJ Sankofa.

Programação para os próximos dias:

21/11:

- 10h - 12h - Exposição de Arte e produtos ganenses

- 14h - 18h - Apresentação de Danças tradicionais: Adzogbo e Takai

- 19h - 21h - Exibição do filme “Long Wait from Hope” - Documentário que conta a história do surgimento da comunidade “Tabom” + Conversa sobre as conexões Brasil e Gana

22/11:

8h - 12h - Exposição de Arte e produtos ganenses | Stand Editora Cobogó 14h - 18h - Apresentação de Danças tradicionais: Adzogbo e Takai

19h - 22h - Apresentação do Grupo de Dança e Música Shebre

23/11:

10h - 12h - Conversas e Turismo: networking e pitchs | Performance de grupo de dança de Shebre | Conheça os Ganenses

14h - 18h: Conversa sobre Cultura e Ancestralidade. Uma breve leitura e discussão apresentado por Sua Excelência, a Embaixadora de Gana no Brasil, Abena Busia, sobre o livro "Adinkra - Sabedoria em símbolos africanos"

19h - 22h: Show com Wiyalla

24/11:

10h - 12h - Outlet de produtos + Música Ao vivo com artistas ganeses

14h - 18h - Performance do Grupo Shebre

19h - 22h - Dj Sankofa

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PRETA BAHIA :

Ver mais em Preta Bahia