A Escola de Samba Unidos do Viradouro participou do Festival Viva Salvador, na noite deste sábado (6), e levou uma parte do desfile vencedor do Carnaval para o palco da capital baiana.
A apresentação que incluiu o enredo “Arroboi, Dangbé”, que possui como referência o Terreiro do Bogum, em Salvador, teve participação da cobra gigante que impressionou no desfile.
Leia também:
A enorme serpente mística conta com um bailarino e coreógrafo, o Wesley Torquato, deitado em cima de um skate controlando os movimentos do animal.
Veja o vídeo:
Referência baiana
O “Arroboboi, Dangbé” é sobre a energia do culto ao vodum serpente, uma “força que se manifestou desde épicas batalhas na Costa ocidental da África e que influenciou as lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé”.
A escola ainda pontua que a energia do culto segue no Brasil com os terreiros que culminou no que hoje é o candomblé Jeje. Nessa linha está o Terreiro do Bogum, de Salvador, usado como referência.
O centenário templo religioso é localizado no bairro do Engenho Velho da Federação e possui algumas diferenças de outros terreiros da capital baiana como a língua falada nos rituais.
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!