icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Chuva faz Prefeitura anunciar medidas emergenciais

Quantidade registrada nas últimas 24 horas deixou a cidade em estado de alerta

foto autor

10/10/2013 às 14:06 • Atualizada em 30/08/2022 às 17:44 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A rua Monsenhor Basílio Pereira ficou completamente alagada
A quantidade de chuva registrada nas últimas 24 horas em Salvador deixou a Prefeitura de Salvador em estado de alerta. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 140 milímetros, maior índice registrado neste período do ano desde 2005 e superior aos 114,9 mm registrados em outubro do ano passado. Com isso, a Prefeitura apresentou uma série de ações emergenciais para garantir o funcionamento da cidade. As medidas foram anunciadas na manhã desta quinta-feira (10), pelo prefeito ACM Neto (DEM), em coletiva realizada na sede da Defesa Civil (Codesal).
As ações incluem serviços de limpeza, microdrenagem, poda e retirada de árvores, ordenamento do trânsito, atendimento a famílias desalojadas ou desabrigadas, deslizamento de terra e alagamento de áreas. Além idsso, o prefeito anunciou a abertura de licitação para obras de contenção da encosta da avenida Lafayete Coutinho (Contorno), orçada em R$ 2,1 milhões.
"Um estudo realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia determinou que, para evitar riscos, as vias próximas ao local onde houve deslizamento de terra devem ser interditadas quando os níveis de chuva superarem os 15 mm, o que ocorreu nas últimas horas", revelou, salientando que, com as obras, o problema será definitivamente solucionado. Veja também: Galeria: Chuva provoca alagamento em diversos pontos da cidade
ACM Neto ainda garantiu que, em beve, será realizada uma licitação para a renovação de toda a rede de semáforos da cidade, já que 20% dos equipamentos apresentaram defeito com a chuva. A Prefeitura ainda montou um esquema de plantão por órgão. A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) terá um efetivo com 320 homens, 10 caminhões, 41 caçambas e pás-carregadeiras. Já o setor de áreas verdes da Superintendências de Conservação e Obras Públicas (Sucop) irá atuar com 51 pessoas, quato carros, 12 caminhões com carroceria, dois caminhões muk e uma motoserra.
Vale lembrar que as obras de recapeamento asfáltico da cidade foram suspensas por conta das chuvas e a Sucop fará a cobertura das áreas mais atingidas com asfalto frio, utilizando uma pá-escavadeira, caçambas e pá-niveladora. As obras, de acordo com ACM Neto, retornarão assim que as chuvas passarem. A Prefeitura está trabalhando com 60 homens, dois jatos, quatro caçambas, tês retroescavadeiras e uma escavadeira na microdrenagem e a Secretaria Municipal de Promoção Social está atuando na assistência às famílias atingidas pela chuva com doação de cesta básica, colchões, cobertores e auxílio-moradia para quem precisar abandonar seu imóvel. Por fim, a Defesa Civil (Codesal) trabalha 24 horas, atendendo pelo telefone 199.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador