Chuvas permanecem até sexta-feira em Salvador; confira previsão do tempo


O tempo continuará instável em Salvador até a próxima sexta-feira (13). De acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), na quinta-feira (12) a previsão será de céu claro a parcialmente nublado, com chances de até 30% de chuvas fracas a moderadas e isoladas, a qualquer hora do dia. Há ainda risco para deslizamentos de terra.

Já na sexta-feira (13), a previsão continua de céu claro a parcialmente nublado. Porém, as chances de chuvas – fracas a moderadas e isoladas – chegam a 20%, a qualquer hora do dia. A boa notícia é que não há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

Chuvas

As chuvas começaram na capital baiana na última segunda-feira (09), por conta de uma frente fria vinda da região sudeste. Até às 11h desta quarta-feira (11) foram registradas 57 solicitações, segundo a Codesal. Foram seis ameaças de desabamento, duas ameaças de desabamento de muro, sete ameaças de deslizamento, duas árvores ameaçando cair, uma árvore caída, uma avaliação de área, 15 avaliações de imóveis alagados, 15 deslizamentos de terra, seis infiltrações, seis orientações técnicas e uma pista rompida.

Os maiores acumulados de chuvas em 12h (atualizado às 11h) foram registrados em Sete de Abril (48,4mm), Pirajá (46,4mm), São Marcos – Baixa de Sana Rita (45,4mm), CAB (42,1mm) e Sussuarana (41,8mm). As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador.

Ocorrências

Entre as ocorrências, está a 3ª Ladeira de Santa Rita, localizada no bairro do Matatu de Brotas. Parte da rua cedeu na madrugada desta quarta-feira (11), por volta das 2h. Duas casas foram atingidas e ninguém ficou ferido. O local, que é próximo a rua José Rodrigues Figueiredo que dá acesso a Igreja de Santa Rita, foi isolado. A previsão é que uma lona de proteção seja colocada por órgãos da prefeitura.

Muro desabou e destruiu vários imóveis da 2ª Travessa Juracy Trindade (Foto: Reprodução / TV Bahia)

Na terça (10), no bairro de Jardim Cajazeiras, um muro desabou e destruiu vários imóveis da 2ª Travessa Juracy Trindade. Ninguém ficou ferido. De acordo com a Codesal, uma vistoria foi realizada no local, órgãos e secretarias do Sistema Municipal de Proteção foram mobilizados, entre eles a Sedur que realizou a retirada do material que deslizou.

Na sequência, uma lona de proteção foi instalada e todas as famílias que estavam no local e atingidas pelo deslizamento, foram cadastradas pela Sempre para o recebimento do auxílio aluguel. A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Veja também: