Confira prazo

Começa prova de vida de aposentados e pensionistas da Prefeitura de Salvador

Processo é feito virtualmente até o dia 15 de agosto. Dez mil pessoas devem fazer

Redação iBahia
15/07/2022 às 16h30

2 min de leitura
Foto: Otávio Santos/Secom

Começou nesta sexta-feira (15) o período de prova de vida de aposentados e pensionistas da Prefeitura de Salvador. O processo segue até o dia 15 de agosto. Dez mil pessoas devem fazer a prova.

De acordo com a prefeitura, por causa da pandemia da Covid-19, desde o ano passado o procedimento é realizado de forma virtual, por meio do aplicativo Meu RPPS. O processo leva 10 minutos.

Anteriormente, a prova de vida era realizada o ano inteiro, e o beneficiário tinha que comparecer presencialmente ao órgão no mês de aniversário.

O diretor de Previdência, Daniel Ribeiro, explicou que a Prefeitura inovou diante dos desafios trazidos pelos riscos da crise sanitária da Covid-19.

“Ano passado foi um sucesso e conseguimos concluir aproximadamente 95% dos aposentados e pensionistas na realização deste procedimento. Acredito que, este ano, vamos atingir 100% dos beneficiários”, afirmou.

Funcionamento 

Por meio do aplicativo Meu RPPS, o beneficiário efetua um breve cadastro e envia fotos da frente e do verso de um documento de identificação, que deve conter o número do CPF.

Caso contrário, a foto do cartão do CPF deve ser tirada ao lado do documento de identificação. A ferramenta está disponível para aparelhos Android e iOS.

Além disso, é necessário fazer fotos do rosto para validação biométrica. Na ocasião, não devem ser usados acessórios, como chapéu, boné ou óculos, para facilitar a identificação.

Cada cadastro é submetido ao sistema para verificação, através do cruzamento das informações e imagens que estão na base do sistema com os novos dados.

Em caso de inconsistência, aparecerá no aplicativo que a prova de vida foi cancelada e o segurado deverá refazê-la. Quando não há incompatibilidade, a prova de vida já é concluída de imediato.

Nos demais casos, o acompanhamento poderá ser feito também pelo aplicativo. Dúvidas ou outras informações podem ser esclarecidas por meio do telefone (71) 3202-3490 ou ainda através do e-mail previdencia@salvador.ba.gov.br.

Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias