Covid-19: Salvador inicia aplicação da quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais na quarta-feira (22)


Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais começa na quarta-feira (22) em Salvador. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis na manhã desta terça-feira (21), após o Ministério da Saúde liberar a vacinação para este público.

O esquema de vacinação, com os pontos disponíveis, será anunciado pela Prefeitura de Salvador ainda nesta terça. Atualmente, a capital baiana está com vacina disponível para pessoas com 50 anos ou mais.

O prefeito reforçou a importância de completar o esquema vacinal, especialmente para aqueles que irão viajar durante o feriado do São João. Em Salvador, até às 12h desta terça, 229.906 pessoas já receberam a quarta dose do imunizante contra a Covid-19, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Aumento dos casos
O número de novos casos e casos ativos de Covid-19 estão em alta na Bahia e também em Salvador. No entanto, de acordo com Bruno Reis, esses números não estão refletindo no sistema de saúde.

“Sempre teve um dado que baseava nossas decisões que é a pressão sobre o sistema de saúde, a demanda nas UPAs. Ontem, por exemplo, depois de um final de semana prologando tinham apenas quatro pacientes aguardando regulação e foram regulados de manhã. Hoje não temos nenhum paciente nas nossas UPAs esperando regulação. Isso significa que apesar dos casos estarem aumentando, por causa da vacina, os casos não estão se agravando ao ponto de necessitar os leitos. Mas isso não significa que não tenhamos que nos cuidar”, disse.

De acordo com os indicadores de Covid-19 de Salvador, divulgados pela SMS, 33% das UTIs adultas e 21% dos leitos clínicos estão ocupados na cidade.

Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Veja também: