A Defesa Civil de Salvador (Codesal) está alertando a população para a possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra. A previsão para esta quinta-feira (25), é de céu nublado com possibilidades de chuvas a qualquer hora do dia.
Segundo o órgão, um sistema de baixa pressão, chamado de cavado, passou a intensificar as chuvas em Salvador desde a terça-feira (23). O fenômeno intensifica ventos úmidos do oceano Atlântico e favorece as chuvas volumosas.
Leia também:
Vale ainda ressaltar que a capital baiana está na zona de perigo potencial registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mesmo com a chuva caindo em momentos isolados, o solo já está encharcado por causa dos volumes caídos nos últimos dias, e isso favorece o deslize de encostas e desabamentos de imóveis. Ainda segundo o INMET, a previsão é de que a chuva atinja acumulados de até 50 mm.
Impactos
Algumas vias de Salvador já apresentam pontos de alagamento, a exemplo das Avenidas Luís Viana Filho, mais conhecida como Paralela , e 29 de Março. A Codesal está de plantão para emergências, e as solicitações de atendimento são gratuitas pelo 199.
Os maiores acumulados registrados nas últimas 24 horas foram nos bairros do Rio Sena (22,9 mm), Pau da Lima (22,2 mm), Centro (21,6 mm), Engenho Velho de Brotas (21,2 mm) e Federação (18,2 mm).
Cuidados recomendados pela Defesa Civil:
- No trânsito, evite trafegar em pistas inundadas e alagadas;
- Pare o carro se a chuva estiver muito forte;
- Não tente atravessar enxurradas;
- Não se aproxime de cabos elétricos molhados ou arrebentados;
- Não permaneça em áreas abertas;
- Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;
- Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;
- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios;
- Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!