Diário Oficial divulga homologação do projeto do metrô na Paralela


Foi divulgado no Diário Oficial do Estado da Bahia desta quinta-feira (11) a adoção da tecnologia metroviária para a Avenida Paralela. A homologação é resultado das análises do Grupo de Deliberação composto pelo procurador geral do Estado, Rui Moraes, e pelos secretários estaduais da Casa Civil, Eva Chiavon, do Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, da Fazenda, Carlos Martins, e do Planejamento, Zezéu Ribeiro, coordenador do grupo.

O ato referenda os estudos técnicos que concluíram pela construção da Linha 2 do metrô, que ligará o Acesso Norte ao município de Lauro de Freitas. Com a construção da Linha 2 serão acrescidos 22 quilômetros, viabilizando seu funcionamento.

O Grupo de Deliberação incorporou ainda sugestões das prefeituras de Salvador e Lauro de Freiras como a implementação de vias complementares e alimentadoras do metrô, além da recuperação e modernização do sistema ferroviário do Subúrbio e a interligação dos bairros de Pirajá com Cajazeiras.

Para o assessor-chefe da Secretaria do Planejamento e coordenador do Grupo de Trabalho Executivo, Antônio Valença, a expectativa é que a partir da implantação desse sistema de mobilidade urbana, toda a Região Metropolitana do Salvador (RMS) sofra um incremento socioeconômico. “Nós vamos dar um grande salto, tanto para suprir as necessidades de infraestrutura para Copa de 2014, como principalmente para a melhoria do sistema viário e de transporte público em Salvador e Lauro de Freitas”. As informações são da Agência Brasil.