O dono do carro que atropelou o agente de trânsito Jailton Pereira do Nascimento, de 53 anos, em Salvador, já foi identificado pela Superintendência de Trânsito da cidade (Transalvador). A informação foi divulgada para a TV Bahia nesta quinta-feira (28) pelo próprio órgão, que não informou o nome do homem. A Polícia Civil vai apurar se foi ele que estava dirigindo o veículo no momento do atropelamento.
Ainda segundo a Transalvador, o carro tem histórico de alta velocidade e recebeu cinco notificações por causa da infração nos últimos meses, sendo duas em Salvador e três na região metropolitana. O veículo está no pátio do órgão, onde a perícia técnica será realizada. Ele ficou destruído após a colisão. O para-choque está solto, o vidro frontal está quebrado e os air-bags do motorista e do carona foram acionados.
Leia mais:
O acidente aconteceu na noite de quarta-feira (27), em um trecho da Avenida Paralela, na altura do supermercado Extra. Jailton era funcionário da Transalvador e estava a trabalho no local quando foi atropelado. O agente estava atrás da viatura do órgão, quando o carro chegou em alta velocidade e atingiu ele e o veículo oficial.
Nesta quinta, o corpo de Jailton foi sepultado em Salvador. O enterro aconteceu no Cemitério Campo Santo, no bairro da Federação. Dezenas de familiares, amigos e colegas de farda do agente de trânsito estiveram no local e participaram da cerimônia, sob forte comoção.
Em uma homenagem, agentes de trânsito acionaram as sirenes de motocicletas que integram a frota da Transalvador na porta do cemitério.
A mãe do agente morto chegou ao local do sepultamento amparada pela família. Durante a cerimônia, amigos e familiares expressaram para a TV Bahia a dor da perda de Jailton, que deixa viúva e dois filhos.
"Era um cara muito simpático com todos, gostava de música, era um cara super alegre. Que Deus o tenha em um bom lugar", contou o vizinho e colega de trabalho, Otoberto Gomes.
Amigo da vítima, o pastor Samuel Marques, também falou sobre a morte de Jailton e aguarda justiça diante do caso.
"O sentimento que fica para a família é o da perda, mas ao mesmo tempo a esperança de que possa se fazer justiça. A vida não volta mais, mas pelo menos que justiça seja feita", concluiu.
Vídeo
Câmeras de segurança de um prédio próximo ao local onde o agente foi atropelado registraram a hora em que a vítima foi atingida e os momentos logo após o acidente. Nas imagens, dá para ver o carro se aproximando da viatura, batendo e empurrando o veículo para frente por alguns metros. Assista ao vídeo abaixo
Vídeo mostra momento em que carro atinge agente e viatura da Transalvador. #Salvador #ibahia pic.twitter.com/K5y8CLnOae
— iBahia (@iBahia) April 28, 2022
A viatura, que estava com o giroflex ligado, não aparece na imagem antes de ser atingida pelo carro. Depois que é atingida, ela para ao lado de uma árvore.
Em outros momentos, dá para ver a hora em que os ocupantes do carro que atingiu a vítima saem do veículo. Pelo vídeo, dá para ver que quatro pessoas estavam no carro: dois homens e duas mulheres.
Nas imagens, eles parecem atordoados após o atropelamento e conversam entre si. Depois, fogem do local e abandonam o carro, sem prestar socorro à vítima.
Vídeo mostra ocupantes de carro que atropelou agente da Transalvador momentos após acidente. #trânsito #ibahia #salvador pic.twitter.com/n4WPmpiz19
— iBahia (@iBahia) April 28, 2022
Em entrevista à TV Bahia nesta quinta, o titular da Transalvador, Marcus Passos, comentou como o caso aconteceu.
“Nosso veículo estava prestando apoio à Desal [Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador], na manutenção da passarela em frente a um supermercado. O veículo estacionou na primeira faixa, do lado direito, com o giroflex ligado, e ia iniciar a canalização [sinalização da pista]. Foi quando o agente ao ir para o fundo da viatura, para retirar os cones, veio o veículo [que causou o acidente]”.
Ainda segundo o superintendente, o carro estava correndo quando atingiu a viatura. “Conforme as pessoas que estavam no local, e conforme a frenagem e o impacto, o veículo estava em alta velocidade na faixa da direita, e causou o acidente, atropelando o nosso agente e causando o impacto na nossa viatura”.
Marcus lamentou a morte de Jailton. “Ele era um agente de 23 anos de casa, 53 anos de idade, exemplar. Respeitando sempre os padrões que são exigidos para fazer as canalizações da segurança viária. Todo o procedimento foi feito no padrão, só que infelizmente um cidadão com veículo em alta velocidade, cortando pelo lado direito – não sei se não viu, ou provavelmente por causa da alta velocidade – impactou e tirou a vida de um agente de trânsito, que tanto salva vidas na nossa cidade, que tanto cuida, e infelizmente foi vitimado por uma imprudência no trânsito”.
Socorro
A vítima foi socorrida por uma ambulância particular que passou pelo local logo após o acidente. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Salvar também foram acionadas. Imagens gravadas no local mostram o momento em que profissionais do Samu tentaram reanimar Jailton com massagem cardíaca.
No local, o guard rail ficou totalmente amassado e a marca da frenagem também ficou na pista. O caso vai ser apurado pela Polícia Civil, para tentar identificar o suspeito de atropelar Jailton. A Transalvador emitiu nota lamentando a morte do agente.
No mesmo comunicado, o órgão disse que não vai medir esforços para que o motorista que causou o acidente seja localizado e as medidas cabíveis sejam tomadas.
O caso foi registrado inicialmente na Central de Flagrantes, mas, segundo a Polícia Civil, passou a ser apurado pela Delegacia da Boca do Rio.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google notícias
Veja também: