Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Transporte

Estação Pituba e trecho 3 do BRT entram em operação

Equipamento conta com seis estações. São elas a Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba.

Redação iBahia • 31/03/2023 às 12:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Estação Pituba e trecho 3 do BRT entram em operação
Fotos: Betto Jr./ Secom

A estação Pituba e o trecho 3 do Bus Rapid Transit (BRT) entrou em operação, na manhã desta sexta-feira (31). O terminal, localizado nas imediações do Parque Júlio César, no Itaigara, contará com uma nova passarela no local para a travessia de pedestres na região.

Com a inauguração da estação e da linha, foi iniciada também a operação de da linha B02 - que irá circular a partir da próxima segunda (03) e terá intervalos de até 13 minutos nos horários de pico da manhã e da tarde.

Leia mais:

O Prefeito Bruno Reis e o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller, estiveram presentes na cerimônia de entrega.


				
					Estação Pituba e trecho 3 do BRT entram em operação
Fotos: Betto Jr./ Secom

A linha B02 sairá da via exclusiva e seguirá pela rua Rio Grande do Sul até a Avenida Octávio Mangabeira, retornando na Praça Nossa Senhora da Luz. De lá, os veículos sobem novamente para o Itaigara e voltam à faixa exclusiva. Neste percurso, o ônibus fazem paradas em três pontos regulamentados para o embarque e desembarque dos usuários.

São eles: nas imediações da APAE, na praça Belo Horizonte e na praça Nossa Senhora da Luz. Nestes pontos, o acesso ao BRT será feito exclusivamente através do Salvador Card ou demais cartões de integração utilizados no sistema de transporte de Salvador.


				
					Estação Pituba e trecho 3 do BRT entram em operação
Fotos: Betto Jr./ Secom

Todo o trecho será feito em faixa preferencial, já sinalizada na via. Não será permitido aos demais veículos transitar pela faixa preferencial. Neste caso, a exceção é exclusivamente para aqueles que forem fazer uma conversão à direita, na rua Rio Grande do Sul, e à esquerda na rua Pernambuco, não sendo permitido o tráfego de forma contínua.

Sobre a expansão do sistema, Bruno Reis destacou que o terceiro trecho segue em execução. “Teremos funcionamento pleno do sistema a partir do momento em que entregarmos o trecho que vai do Cidade Jardim até a Estação da Lapa. Temos o sistema viário Rei Pelé, novas estações e elevados. Tudo para garantir que o sistema funcione adequadamente. Atualmente, resta concluir o trecho do Vale dos Barris até a Lapa para entregar essa primeira etapa. Os trechos são escolhidos de acordo com a demanda de transporte e o adensamento comercial e residencial, bem como presença de shoppings e lojas de serviços. Fico feliz por, na semana do aniversário da cidade, poder entregar várias obras em todas as áreas da cidade”, afirmou.


				
					Estação Pituba e trecho 3 do BRT entram em operação
Fotos: Betto Jr./ Secom

Estrutura - O acesso à estação será feito exclusivamente através da passarela. No sentido orla, o acesso será feito através da via marginal, nas imediações da escola Colmeia. Este ponto contará com paraciclos, onde os usuários poderão deixar a bike com segurança. Já no sentido Parque da Cidade, serão três acessos disponíveis. No ponto de ônibus localizado na via principal, em frente ao posto de combustíveis, serão dois acessos, sendo um através de rampa e outro por escadas. Já um terceiro acesso será através da Rua Alexandre Herculano.

Além das maquinas de auto atendimento, a estação contará também com equipes de venda de bilhetes. O acesso dos usuários será feito pelo piso superior, e a plataforma para o embarque e desembarque do BRT será no piso inferior. O equipamento conta ainda com sinalização para orientar os usuários, piso tátil, avisos sonoros e painéis de mensagens.

Operação - Desde a sua inauguração, em setembro de 2022, o BRT já transportou quase 2 milhões de usuários. Com a entrega da estação Pituba, o modal passará a contar com 26 ônibus em sua operação. Em breve, uma nova linha será criada, e toda a operação contará com 44 veículos.

Atualmente o equipamento conta com seis estações. São elas a Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba. O BRT funciona diariamente das 5h30 às 22h.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador