Luto

Ex-senador e ex-vice-governador da Bahia, Luiz Viana Neto morre aos 88 anos em Salvador

Corpo foi sepultado na tarde deste sábado (14), no Cemitério Campo Santo, em Salvador. Causa da morte não foi divulgada

Redação iBahia
14/05/2022 às 20h35

2 min de leitura
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ex-deputado federal, ex-senador e ex-vice-governador da Bahia Luiz Viana Neto morreu em Salvador, na sexta-feira (13), aos 88 anos. A causa da morte não foi divulgada.

O corpo foi enterrado na tarde deste sábado (14). O sepultamento foi realizado no Cemitério Campo Santo, no bairro da Federação, no centro da cidade. Familiares, amigos e autoridades participaram da cerimônia.

Filho de Luís Viana Filho, ex-governador da Bahia, Luiz Viana Neto era advogado, foi professor de Direito na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e teve uma longa trajetória política.

Ele ocupou o cargo de vice-governador da Bahia entre os anos de 1979 e 1983, durante o segundo mandato do então governador Antônio Carlos Magalhães. Como deputado federal, Luiz Viana Neto cumpriu quatro mandatos.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia lamentou “com profundo pesar” o falecimento do político e se solidarizou com familiares, amigos e colegas.

Nas redes sociais, o governador da Bahia, Rui Costa, também desejou sentimentos aos familiares e amigos.

“Quero manifestar meu pesar pela morte do ex-deputado, senador e vice-governador da Bahia, Luiz Viana Neto. Meus sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos”, escreveu.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes, foi mais um que lamentou o ocorrido.

“Meu grande pesar pelo passamento do ex-senador e deputado federal Luiz Viana Neto (…) era um liberal, um democrata, que rompe com as forças conservadoras para apoiar a candidatura de Waldir Pires ao governo do Estado, em 1986. Pessoas como ele foram fundamentais para a instauração e consolidação da nossa democracia, agora ameaçada por alguns insanos”, disse o chefe do Legislativo estadual.

Recomendamos