Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Denúncia

Família da atriz Ingra Lyberato tem chácara invadida em Salvador

Centro de preservação da obra de Chico Liberato, imóvel e outros vizinhos estão sendo cercados por operários sem autorização dos donos

Alan Oliveira e Mayra Lopes • 26/07/2023 às 19:25 • Atualizada em 27/07/2023 às 0:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Família da atriz Ingra Lyberato tem chácara invadida em Salvador
Foto: Arquivo Pessoal

A atriz Ingra Lyberato e os irmãos estão denunciando a invasão de uma chácara da família localizada no bairro do Trobogy, em Salvador. O imóvel é habitado há quase 50 anos e se tornou um espaço histórico e cultural reconhecido com as obras do pai deles - o desenhista, pintor, escultor, gravador, cineasta e designer gráfico Chico Liberato, que morreu em janeiro.

Em entrevista exclusiva ao iBahia nesta quarta-feira (26), João Riso - irmão de Ingra - contou que tudo começou há uma semana, quando operários não identificados começaram a cavar buracos no entorno do imóvel e instalar cercas de arame sem a permissão da família.

Leia mais:

"No primeiro momento em que esse pessoal chegou para colocar as estacas, a gente avisou que se tratava de um imóvel com documentos. Esse pessoal, no primeiro momento, foi embora e logo na sequência eles voltaram. Eles fizeram isso num processo de 3 a 4 dias seguidos. A gente avisava, eles iam embora e [eles] voltavam de novo. E sempre dizendo que estavam cumprindo uma ordem que foi dada",detalhou.

O embate tem seguido dia após dia, como citado pelo professor. Mas, eles ainda não sabem ao certo o que esses homens desejam com o cercado. Além da propriedade da família, outros 3 terrenos também foram alvos das ações.

Vídeo: Arquivo Pessoal

Ainda segundo informações de João, um dos vizinhos preferiu contratar uma empresa de segurança para monitoramento do local, mas isso não impediu o trabalho dos homens.

"São áreas grandes, de cerca 45 mil metros quadrados. Eles começaram a colocar as cercas, mas a gente retirou. Eles não chegaram a se instalar. Eles foram fazendo e a gente desfez", explicou João.

Diante das ações ilegais, a família registrou um boletim de ocorrência on-line com Polícia Civil. Em nota, a corporação informou ao iBahia que a 10ª Delegacia Territorial (DT/Pau da Lima) investiga a denúncia. Segundo a polícia, o caso é apurado como esbulho possessório, que é definido juridicamente como a perda de posse ou propriedade através de violência, clandestinidade ou precariedade.

Propriedades vizinhas

A hipótese apontada pelos operários que trabalham no local para um dos proprietários é de que a cerca estaria em montagem para a obra de duplicação da Via Barradão. Foi o que informou ao iBahia o professor Francisco Guimarães, que mora na região há mais de 30 anos e é vizinho da família.

"Na segunda-feira eu fui no local e encontrei os trabalhadores que estavam fazendo esse serviço. Eles se identificaram como trabalhadores, que estavam com um suporte, e disseram que essa ação estaria ligada a uma duplicação da avenida. Não entrei no confronto com essas pessoas, mas sinalizei que estavam invadindo a área e que a gente estava tomando providências", disse.

No entanto, em contato com o portal, a Conder, que é responsável pela obra, informou que a situação não tem relação com o serviço, que ainda está em processo licitatório. O anúncio da abertura do processo de licitação, inclusive, foi divulgado na última semana e a obra não deve afetar a área em questão.


				
					Família da atriz Ingra Lyberato tem chácara invadida em Salvador
Foto: Arquivo Pessoal

Os terrenos, que ficam na Rua Mocambo, são os últimos remanescentes de Mata Atlântica na região, e já teriam sido alvos de ações como essa, de acordo com a professora aposentada Lucinete Chaves - outra proprietária da área.

"A gente já teve em outras épocas episódios de tentativas, mas agora eles estão mais ousados, de forma organizada. Eu acho que eles pegariam no mínimo uns 12 mil m²"

Lucinete contou ainda que quando se mudou a intenção era criar os filhos em um local próximo da natureza e que a região era tranquila, porque, na época, há cerca de 30 anos, era somente mata.


				
					Família da atriz Ingra Lyberato tem chácara invadida em Salvador
Foto: Arquivo Pessoal

"Ali tinha fama de local perigoso, porque era uma área longe do centro urbano, mas era algo que a gente não via. A gente vivia em paz".

Para a aposentada, a sensação é de insegurança e incerteza. Ela conta que está mais assustada desta vez que das anteriores, já que a ação tem sido intensificada.

"Insegurança, vazio, falta de segurança para os cidadãos. A gente está totalmente sozinhos em relação a essa onda de grilagem em Salvador. A gente sabe que não somos os únicos. Eu fico assustada".

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador