Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Festejos a Santo Antônio movimentam paróquias e comunidades

O dia 13 de junho é dedicado ao santo casamenteiro e padroeiro dos pobres

• 31/05/2012 às 16:18 • Atualizada em 02/09/2022 às 16:48 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Missas, procissões e alvoradas marcam os festejos em homenagem a Santo Antônio
Não são só as festas de São João que animam os baianos em junho. Neste mês, os festejos a Santo Antônio também movimentam as paróquias e comunidades, com uma programação repleta de missas, procissões e até um baile. São treze dias de celebração, a trezena começa no dia 1º e segue até o dia 13, data dedicada ao santo casamenteiro e padroeiro dos pobres. Neste ano, os fiéis poderão acompanhar as comemorações da Comunidade do Convento de São Francisco, no Pelourinho através da internet, pela webrádio Santo Antônio. Confira a programação dos festejos mais tradicionais na capital baiana:
  • Paróquia Santo Antônio Além do Carmo
A trezena será realizada sempre às 20h na igreja Matriz, localizada no largo de Santo Antônio, no bairro Santo Antônio. O tema dos festejos deste ano é “Sob o olhar de Santo Antônio, caminhamos com Jesus”. No dia 13 de junho, as celebrações vão começar desde as 6h, com a alvorada festiva seguida da missa paroquial às 7h. Durante todo o dia, serão realizadas missas e momentos de oração. Às 18h, os fiéis sairão em procissão pelas principais ruas dos bairros Santo Antônio e Barbalho. Os festejos só terminam com uma missa campal, presidida pelo bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva.
  • Paróquia Santo Antônio
Localizada no bairro de Cosme de Farias, esta paróquia vai basear suas reflexões no tema “Santo Antônio, discípulo missionário e promotor da saúde”, que foi escolhido em função da Campanha da Fraternidade de 2012. Os festejos serão realizados sempre às 19h30, na igreja Matriz, exceto no dia 10, quando as celebrações serão às 18h. As comemorações do dia 13 de junho começam desde cedo. Os festejos serão marcados pela alvorada, que será realizada às 5h, e por celebrações eucarísticas. Os devotos e fiéis participarão, às 19h, da procissão, que sairá do posto de saúde do bairro em direção à igreja. A festa termina com a missa solene, que será realizada às 20h.
  • Trezena no bairro de Fazenda Coutos
Com o tema principal “Com o exemplo de Santo Antônio podemos cultivar e promover a saúde e a vida”, a trezena em louvor a Santo Antônio será realizada sempre às 19h, na igreja Matriz, situada na 3ª Etapa, Quadra 76, Rua D, Fazenda Coutos III. No dia 13 de junho, também acontece uma procissão às 17h, com concentração na Matriz. Em seguida, será ministrada uma missa festiva às 18h.
  • Santo Antônio da Barra (Ladeira da Barra)
A programação será sempre a partir das 18h30 com a coroa de Santo Antônio seguida da missa. No dia 10 de junho, pela manhã, será realizada uma carreata, às 9h, saindo da igreja até o Farol da Barra. Já à tarde, às 17h, os devotos e fiéis sairão em uma procissão, que parte do Farol da Barra em direção a igreja. No dia 13 de junho, serão ministradas missa às 6h, 7h30, 9h, 10h30, 12h, 14h, 15h, 16h30, 18h e 19h30.
  • Comunidade Franciscana da Bahia e a Pia União de Santo Antônio
As celebrações da trezena em honra a Santo Antônio acontecerão sempre às 18h, na Igreja do Convento São Francisco, localizada no Pelourinho. No dia 12 de junho, haverá um baile em comemoração aos dias dos namorados. Já no dia 13 de junho, serão celebradas missas às 7h, 8h, 10h e 16h. Em seguida, os devotos e fiéis fazem uma procissão pelas ruas do Pelourinho. Estes festejos poderão ser acompanhados pela webrádio Santo Antônio. O Santo No dia 13 de junho, é comemorado o dia de Santo Antônio. Sua popularidade chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses. O santo casamenteiro, conhecido também como o Pai dos Pobres, nasceu em Lisboa em 1195 e foi cônego regular em Portugal. Para a Igreja, ele é uma referência de vida e oração. Na Bahia, os devotos celebram a trezena tanto em suas casas quanto em paróquias e comunidades. Neste período, as simpatias envolvendo o santo são intensificadas, seja para pedir um novo amor ou bençãos para os fiéis.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador