Inverno chega à Bahia com baixas temperaturas no interior e alta nebulosidade na capital; veja previsão


Foto: Reprodução / Tv Bahia

A estação mais fria do ano chegou à Bahia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o inverno começou às 06h14 desta terça-feira (21) e só deve se despedir no dia 22 de setembro às 22h04. Neste ano, na região nordeste do país, as chuvas estarão presentes na maior parte do tempo e, segundo o INMET, é indicado índices acima da média histórica para a toda a faixa próxima ao litoral, em função dos impactos do fenômeno La Niña e também do padrão de águas mais aquecidas próximo à costa.

No oeste da Bahia, as chuvas poderão ser próximas da média, sendo que estas áreas já se encontram em seu período menos chuvoso. Em relação a temperatura, a previsão indica que neste inverno haverá o predomínio de temperaturas próximas e acima da média em grande parte da região. Entretando, o tempo previsto varia entre 16ºC a 27ºC.

Os dias, durante toda a estação, serão mais curtos começando às 05h50 e encerrando às 17h14. No interior, o tempo será mais seco enquanto no litoral e reconcâvo, a expectativa é de umidade ideal para a agricultura.

Feira de Santana, cidade que fica a cerca de 100 km de Salvador (Foto: Reprodução / Tv Bahia)

Além de uma menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se também, pelas incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, que provocam queda acentuada da temperatura do ar. Há ainda previsão, em função das inversões térmicas no período da manhã, de formações de nevoeiros e/ou névoa úmida (neblina), com redução de visibilidade, impactando especialmente em estradas e aeroportos.

Previsão para esta semana

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que o tempo não terá tantas variações nesta semana, mas isso não quer dizer ausência de chuva. Isso porque a atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) ocasionará a formação de nebulosidade e, consequentemente, chuvas de intensidade fracas a moderadas.

Nesta terça (21), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas a qualquer hora do dia. A temperatura mínima é de 21ºC e a máxima é de 27ºC, com ventos de até 14 km/h. Entre quarta (22) e domingo (26), a previsão segue de céu parcialmente nublado na capital baiana. Porém, a indicação de chuva cai de 70% para 30% no decorrer dos dias. A temperatura varia entre 21ºC e 28ºC.

Leia mais sobre Previsão do Tempo no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Veja também: