Mais de 4 toneladas de fios de cobre e de alumínio de origem não comprovada foram recuperados, nesta quarta-feira (20), em Salvador, durante a "Operação Metallis", da Secretaria da Segurança Pública. O material está avaliado em cerca de meio milhão de reais.
No total foram cerca 4,5 toneladas de cabos e fios, encontrados em estabelecimentos de revenda nos bairros de Valéria e Pirajá. Há suspeita de o material ser furtado.
Leia também:
Além dos cabos, também foram encontrados bobinas elétricas, transformador, baterias de estações de energia, quadro de bicicletas furtadas, equipamentos da Embasa e outros itens usados pelas concessionárias de serviços públicos.
Segundo o coronel Raimundo Cerqueira, assessor técnico da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap) da SSP, explicou que cada quilo de fio de cobre furtado era comercializado no varejo por cerca de R$ 45.
Ainda de acordo com o delegado Arthur Gallas, diretor do do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) da Polícia Civil, a operação interditou uma empresa que estava com alvará de funcionamento vencido e flagrou também dois casos de furto de água.
“São empresas grandes, que estão no mercado há mais de 20 anos, e recebem o material de sucatas menores, que por sua vez conseguem com os autores dos furtos. Eles fazem a separação do material e enviam para as siderúrgicas”, falou o delegado, ao explicar o modus operandi dos três comércios flagrados.
O delegado informou que serão instaurados inquéritos para apurar a autoria dos crimes. O material foi encaminhado para um galpão da Coelba, onde ficará armazenado.
Equipes das Polícias Civil, Militar e Técnica, do Corpo de Bombeiros Militar, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, CCR Metrô, do CCR Metrô, de empresas de telefonia, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), da Guarda Municipal de Salvador, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), dentre outros, participaram da ação integrada.
Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!