Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Salvador

Mais de 7,7 mil ambulantes se cadastraram em novo sistema de festas populares

Novo site foi disponibilizado na segunda-feira (12). O cadastramento começa com o Festival da Virada e vai até o Carnaval

Redação iBahia • 12/09/2023 às 6:53 • Atualizada em 12/09/2023 às 7:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Mais de 7,7 mil ambulantes se cadastraram em novo sistema de festas populares
Foto: Divulgação / Prefeitura de Salvador

Cerca de 7.792 ambulantes já se cadastraram no novo sistema de credenciamento de festas populares da Prefeitura de Salvador. A estatística foi atualizada até às 19h de segunda-feira (11), dia em que o sistema foi anunciado e disponibilizado. No momento, já se inscreveram:

  • Carnaval - 2.557 pessoas
  • Festival da Virada - 1.663 pessoas
  • Pré Carnaval - 1.239 pessoas
  • Iemanjá - 1.055 pessoas
  • Bonfim - 920 pessoas
  • Itapuã - 358 pessoas

Em coletiva de imprensa realizada na sede da Prefeitura-Bairro do Centro, no Pelourinho, o prefeito Bruno Reis e o secretário municipal de Ordem Pública (Semop), Alexandre Tinôco, explicaram que serão 8.345 vagas para o período festivo que começa no Festival da Virada e segue até o Carnaval.

Leia mais:

Os ambulantes poderão ainda concorrer há vagas para Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã, Festa de Iemanjá e circuitos pré-carnavalescos como Fuzuê, Furdunço e Pipoco.

O credenciamento ficará aberto por um mês. O processo começa nesta segunda-feira (11), a partir das 12h, e ficará disponível até as 23h59 do dia 10 de outubro de 2023. As inscrições serão feitas apenas pela internet, através do site SCA. As 10 unidades de Prefeituras-Bairro de Salvador terão guichês para realizar atendimento aos ambulantes que tiverem dificuldades de acesso à internet. Será possível se cadastrar para mais de uma festa popular, mas, para isso, os interessados devem realizar inscrições separadas para cada uma delas.

A partir daí, todos os cadastrados passarão por uma avaliação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que os classificará de acordo com uma pontuação, levando em contas critérios sociais, de vulnerabilidade e de capacitação profissional.

A lista de classificação provisória e de cadastro reserva será publicada no dia 16 de outubro, quando será aberto o prazo para recursos e impugnações. A relação final de licenciados será publicada no dia 28 de novembro.

Pontuação


				
					Mais de 7,7 mil ambulantes se cadastraram em novo sistema de festas populares
Foto: Lucas Moura/ Secom PMS

Segundo informações do secretário Alexandre Tinôco, as pessoas podem realizar o cadastro com tranquilidade, uma vez que os critérios não incluem ordem de chegada.

“Eu quero frisar uma coisa: não precisa de correria. Quem fizer a inscrição hoje terá a mesma chance da pessoa que se inscrever no último minuto. Todas as pessoas vão fazer um cadastro, vão apresentar as suas credenciais e vão concorrer às vagas. Para isso, houve um amplo diálogo com a sociedade, fruto desse grupo de trabalho, que criou em conjunto critérios para que a pessoa se coloque nesta posição”, disse o titular da Semop, Alexandre Tinôco.

São critérios de pontuação:

  • ser residente em Salvador (3 pontos);
  • ter participado de evento anterior em que indicou interesse (1 pontos por participação, limitado a 2 pontos);
  • ter certificados de cursos de capacitação ou reciclagem, ocorridos há menos de cinco anos, relacionados com a atividade a ser desenvolvida e ministrados por empresas particulares e entidades ou órgãos públicos (1 ponto por certificado, limitado a 2 pontos);
  • ser chefe de família monoparental feminina (1 ponto);
  • ser idoso ou aposentado (1 ponto); e
  • ter sido beneficiado pelo programa Salvador Por Todos (2 pontos).


Em caso de empate na pontuação, haverá um sorteio eletrônico com a participação dos órgãos de controle para garantir o máximo de transparência.

Vagas

Para o Carnaval, que ocorrerá entre os dias 7 e 14 de fevereiro, serão 4.110 vagas. Serão disponibilizadas 3,4 mil licenças para vendedores de bebidas em isopores, 500 para trabalhar com carrinhos diversos, 50 em barracas padronizadas e 60 em tabuleiros de baianas de acarajé. Além disso, serão 65 food trucks credenciados, 30 veículos de venda de gelo e cinco para recolher materiais recicláveis.

O calendário de festas começa com o Festival da Virada, que ocorrerá na Boca do Rio entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. Para este evento serão disponibilizadas 1.035 vagas. A festa seguinte é a Lavagem do Bonfim, que distribuirá 1.020 licenças. Já para a Lavagem de Itapuã serão, ao todo, 320 ambulantes; para a Festa de Yemanjá, 750 vagas; e as festas de pré-Carnaval Fuzuê, Furdunço e Pipoco terão 1.100 vagas.

Será feito um cadastro único dos ambulantes, no qual cada um deles, ao final do processo, manifestará em quais destas festas do calendário tem o interesse de participar. Quem for contemplado não precisará pagar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) logo após a publicação da lista final. A distribuição do documento será feita de maneira escalonada, de acordo com o período de cada festa.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador