O verão começa oficialmente dia 22 de dezembro, mas em Salvador a temperatura sobe mais cedo, em novembro, com o início da temporada de festas populares. Se a capital baiana tem a fama de ter festa todos os dias, é nesse período que essa máxima é seguida ao pé da letra. E haja fôlego para acompanhar, de novembro a fevereiro, tanta farra e devoção a orixás e santos católicos, mostrando que aqui o profano e o religioso andam lado a lado. Pensando nisso o iBahia resolveu dar uma ajudinha aos nossos internautas e preparou um mapa com os locais e datas das principais festas populares da capital baiana. Então prepare o figurino, o protetor solar e programe-se, porque a temporada já começa nesta sexta-feira (25), com o Dia das Baianas, e só termina na quarta-feira de cinzas, junto com o tão festejado verão de Salvador. Veja também um guia com os ensaios de verão estão acontecendo em Salvador.
25 de Novembro - Dia da Baiana Local: Pelourinho Esta data abre oficialmente o calendário de festas populares da Bahia e, nada mais justo, que prestar uma homenagem àquela que é o maior símbolo de nossa cultura: a baiana. O evento foi instituído na década de 80 pela Bahiatursa e hoje faz parte do calendário nacional de festas populares, através de lei sancionada pelo ex-presidente Lula. Então, vamos festejar o Dia Nacional da Baiana!04 de Dezembro - Festa de Santa Bárbara Local: Centro Histórico e Baixa dos Sapateiros Não importa se a homenagem é para Iansã, a deusa dos trovões, ou para Santa Bárbara, a padroeira dos Bombeiros e mercados. O que importa mesmo é que seguidores do candomblé e católicos se unem e pintam o centro histórico de vermelho em uma uma linda manifestação de fé. Durante a festa, que foi considerada Patrimônio Cultural da Bahia em 2008, é servido caruru nos mercados e praças do Centro Histórico.08 de Dezembro – Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia Local: Comércio A comemoração em louvor à Padroeira da Bahia é a mais antiga festa religiosa do Brasil. Desde 1550 os católicos prestam homenagens para Nossa Senhora da Conceição da Praia. Uma novena em louvor à santa prepara os fiéis para o ponto alto dos festejos: uma procissão pelas ruas do Comércio com a imagem de Nossa Senhora da Conceição. À tarde a festa religiosa cede espaço para o profano nas barracas montadas no entorno do templo.13 de Dezembro – Festa de Santa LuziaLocal: Rua do Pilar, no Comércio As homenagens à padroeira dos olhos acontece na Igreja que leva o nome da santa, no Pilar (região do Comércio). Fieis formam uma longa fila para molhar os olhos com a água da Fonte do Pilar, inclusive pessoas com problemas oculares que acreditam nos poderes milagrosos de Santa Luzia. Os festejos incluem ainda alvorada de fogos, missas e procissão. 01 de Janeiro – Bom Jesus dos Navegantes e Festa da Boa Viagem Local: Comércio, Baía de Todos os Santos e Praia da Boa Viagem Esta é uma das maiores manifestações de fé da Bahia. A programação começa no Comércio, na Igreja Conceição da Praia, e depois continua em procissão marítima, quando dezenas de barcos seguem a Galeota Gratidão do Povo pelas águas da Baía de Todos os Santos. O ponto alto da festa é quando os fieis recebem a imagem de Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes na praia da Boa viagem. Aqui também tem espaço para a festa profana, que acontece em vários lugares da Cidade Baixa. 06 de Janeiro – Festa de Reis Local: Largo da Lapinha A festa que simboliza a visita dos reis magos ao Menino Jesus, movimenta o bairro da Lapinha durante três dias do mês de Janeiro. Ternos, ranchos e pastores, vestindo roupas com tecidos brilhantes e coloridos seguem até a Igreja da Lapinha, onde fica montado um presépio. Além de assistir às apresentações, os visitantes podem aproveitar as comidas e bebidas típicas servidas nas barracas montadas no largo. Para os católicos o Dia de Reis é o momento de guardar os presépios montados no Natal.
12 de Janeiro – Lavagem do Bonfim Local: do Comércio ao Bonfim Quem tem fé vai a pé, e em nenhuma outra data isso é tão claro. Charangas, charretes e grupos culturais compõem esta que é a segunda maior festa popular da Bahia, atrás apenas do Carnaval. Na segunda quarta-feira do mês de Janeiro, baianos e turistas não abrem mão de vestir roupa branca, andar 8km atrás do acelerado cortejo das baianas, subir a colina sagrada e, por fim, se banhar com água benta nas escadarias da Basílica. Os católicos consideram esta uma manifestação profana. Os festejos religiosos só acontecem no dia 15 de Janeiro. 16 de Janeiro – Segunda-feira Gorda da Ribeira Local: Ribeira É realizada na segunda-feira seguinte à Lavagem do Bonfim. Promovida pelos comerciantes que trabalharam na homenagem ao santo mais popular do estado, a festa acontece nas barracas montadas no Largo da Ribeira, onde são servidas bebidas e comidas ao som de muito pagode e arrocha. 26 a 29 de Janeiro - Festa de São Lázaro Local: Federação Quem for à igreja de São Lázaro, na Federação, durante os dias de homenagem ao santo, vai encontrar banho de pipoca nas escadarias e missas durante todo o dia, numa clara demonstração de sincretismo religioso, já que os seguidores do candomblé festejam no mesmo dia Omolú, o orixá protetor das doenças de pele. Uma procissão com pessoas vestidas de branco pelas ruas da Federação é um dos pontos altos da celebração.02 de Fevereiro – Festa de Iemanjá Local: Rio Vermelho Este é o dia do povo de santo render homenagens à Rainha do Mar seja nas areias da praia, seja nas ruas e bares do Rio Vermelho. Nesta que é a maior manifestação religiosa pública do candomblé, tem também baianos e turistas de todas as religiões agradando Iemanjá, com flores jogadas ao mar e balaios de presentes. No final da tarde o grande presente é jogado ao mar por pescadores seguidos por um cortejo de dezenas de embarcações. Mas a festa não para por aí. Os visitantes varam a noite em festas localizadas em todos os cantos do boêmio bairro do Rio Vermelho. 09 de Fevereiro – Lavagem de Itapuã Local: Itapuã Logo no início da manhã acontece um cortejo religioso pelas ruas do bairro com destino à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, quando baianas levam as escadarias do templo. A festa foi idealizada por antiga moradora do bairro, Dona Niçú e é mantida até hoje pelos seus filhos, que oferecem um café da manhã para os moradores do bairro. À tarde é a vez da farra dos blocos de chão e arrastões de moradores do bairro, além do tradicional desfile do Malê deBalê. Em 2009 ficou proibida a participação de trios elétricos na lavagem.
16 a 21 de Fevereiro – CarnavalLocal: Campo Grande/Castro Alves (Circuito Osmar), Barra/Ondina (Circuito Dodô) e Centro Histórico (Circuito Batatinha) Esta dispensa comentários. A maior festa popular do planeta toma conta de Salvador e milhões de pessoas seguem trios elétricos, blocos afro e ijexás em três circuitos: Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/Castro Alves) e Batatinha (Centro Histórico), durante cinco dias de folia. Baianos e turistas de todas as idades e classe sociais se juntam para curtir o ponto alto do celebrado verão de Salvador. Veja e mapa e saiba aonde acontece as Festas Populares de Salvador:
As Baianas festejam a data com muito samba no pé |
A Lavagem do Bonfim acontece na segunda quinta feira de Janeiro |
A festa acontece em três circuitos: Pelourinho, Centro e Barra |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade