Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Raios e trovões

Mau tempo: rajadas de vento em Salvador atingem o pico de 63 km/h

As fortes chuvas registradas na capital foram acompanhadas por trovões e ventos intensos

Mari Leal • 21/12/2023 às 6:30 • Atualizada em 21/12/2023 às 7:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As fortes chuvas que atingiram a capital baiana nesta quarta-feira (20) foram acompanhadas de trovões e rajadas de vento acima de 63 km/h, o maior registrado este ano segundo a Defesa Civil de Salvador. A mudança de tempo em Salvador é consequência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e outras ocorrências foram registradas desde a tarde de ontem.


				
					Mau tempo: rajadas de vento em Salvador atingem o pico de 63 km/h
Chuva causa transtornos em Salvador. Foto: Alan Oliveira/iBahia

Falta de energia

Pelo menos sete bairros de Salvador estão sem energia elétrica na manhã desta quinta-feira (21): Ribeira, nas imediações da orla; Nazaré; Plataforma; Uruguai e Federação.

Leia mais:


				
					Mau tempo: rajadas de vento em Salvador atingem o pico de 63 km/h
As fortes chuvas registradas na capital foram acompanhadas por trovões e ventos intensos. Redes Sociais

Queda de árvores

Os transtornos em consequência das chuvas também inclui queda de árvores. Há registro em pelo menos quatro bairros; Ribeira, Nazaré; Boa Viagem e Liberdade. Não há registro de feridos.

O índice pluviométrico previsto para todo o mês de dezembro é de 63,4mm. No entanto, em apenas duas horas, em diversos pontos da capital, foram registrados acumulados em torno dos 50 mm.

Nas últimas 12h, os 10 maiores acumulados chuvas registradas pela Defesa Civil de Salvador foram: Alto do Cabrito (64,6mm), Saramandaia (63,6mm), Campinas de Brotas (63,4mm), Nova Esperança (62,1mm), Itacaranha (61,4mm), Calçada (59,4mm), Liberdade – Vila Sabiá (58,8mm), Pituba – Parque da Cidade (58,0mm), Palestina (57,8mm) e Bom Juá (57,6 mm).

A Defesa Civil alerta para que a população, ao observar qualquer sinal de perigo, disque 199, solicitando ajuda, e se retire para um local seguro até a chegada da equipe técnica especializada da Codesal.

Outras cidades

O alto volume de águas também causou estragos em cidades do interior do estado. Ilhéus, no sul da Bahia, foi uma das mais atingidas. A prefeitura decretou situação de emergência nesta quarta-feira (20). Esta é a segunda vez em 2023 que a medida é adotada na cidade.

De acordo com apurações da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região, choveu cerca de 190 milímetros na cidade, entre terça e esta quarta-feira.

Em jacobina, uma mulher ficou ferida depois que o telhado da residência dela desabou. Por causa da ventania, a estrutura metálica de um apartamento em construção foi arremessada na casa da vítima.

Em Itabuna, comerciantes estão entre os mais prejudicados. A estrutura da Feira do São Caetano cedeu e 15 barracas precisaram ser interditadas. Alguns bairros ficaram com água no joelho em alguns bairros.

Na cidade de Camamu, choveu mais de 90 milímetros na terça, segundo a prefeitura da cidade. Com o temporal, árvores caíram e estruturas de imóveis e embarcações ficaram danificadas.

Em Canavieiras, a Defesa Civil de Canavieiras relatou quedas de várias árvores. O acúmulo de mais de 100 milímetros de chuva fez o portal na entrada da cidade desabar. Há ainda registro de alagamentos.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador