Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

MP solicita tombamento da Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador

Primeira Biblioteca Pública do Brasil, imóvel foi inaugurado em 1811 e possui uma grande relevância histórica, arquitetônica e cultural

Redação iBahia • 16/08/2023 às 17:28 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					MP solicita tombamento da Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador
Foto: Reprodução/Google Street View

O Ministério Público da Bahia solicitou ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac) o tombamento da Biblioteca dos Barris. Informação foi divulgada nesta quarta-feira (16).

A ação busca garantir a salvaguarda, proteção e preservação do imóvel, que abriga a Biblioteca Pública Central do Estado. O pedido foi feito pela promotora de justiça Eduvirges Tavares, também coordenadora do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac).

Leia mais:

Para além da biblioteca pública, o imóvel também abriga o Espaço Xisto Bahia, a Diretoria de Audiovisual (Dimas), a Sala Walter da Silveira, a Galeria Pierre Verger, o Memorial do Meio Ambiente Milton Santos, além da sede administrativa da Fundação Pedro Calmon. A promotora considerou ainda a relevância arquitetônica, histórica e cultural do imóvel.

Inaugurada em 1811, a primeira Biblioteca Pública Central do Estado da Bahia, a primeira Biblioteca Pública do Brasil e também da América Latina, abrigando no seu acervo itens raros.

“A relevância arquitetônica, histórica e cultural do imóvel para a cidade de Salvador e para o Estado da Bahia demonstram a pertinência para aplicação do tombamento como instrumento de proteção legal”, destaca a promotora de Justiça.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador