icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Natação traz benefícios no desenvolvimento dos bebês

O esporte é considerado o mais completo por estimular todos os músculos e articulações do corpo

foto autor

15/04/2011 às 14:36 • Atualizada em 29/08/2022 às 17:31 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Considerada o esporte que mais traz benefícios para o organismo, além de estimular todos os músculos e articulações do corpo, a natação é a única atividade física recomendada para crianças a partir de três meses de idade. O esporte proporciona aos pequenos boa coordenação motora, prevenção de doenças cardiorrespiratórias, melhora no sistema cardiovascular; além de promover desenvolvimento muscular, aumento de apetite, aproximação entre pais e filhos e o início do convívio em sociedade. Aproveitando o calor do Verão e a época de férias, muitos pais matriculam seus filhos nas aulas de natação a fim de aliviar a temperatura elevada da estação e incentivar o esporte. Na Pedreira Aquática, as sessões para os bebês são ministradas ao som de músicas para estimular a memória e incrementar o vocabulário das crianças. Na parte prática, eles aprendem exercícios de equilíbrio, propulsão de pernadas e braçadas, flutuação, mergulho e saltos. Daniela Dias já trabalha como professora de natação há 17 anos, mas há dois ensina crianças. Ela conta que normalmente, as aulas têm entre seis a doze alunos, mas durante o Verão, a frequência aumenta muito por causa do calor.
O guia turístico Edmir Ferreira leva o filho Antônio para aulas de natação há dois anos. O menino, que está com dois anos e meio, começou no esporte aos seis meses de idade. Ferreira diz que decidiu matricular o garoto por ser um esporte completo e, principalmente, para evitar um possível problema respiratório. “Eu e minha esposa temos problemas de respiração, como asma e rinite. Antônio não tem problema nenhum graças à natação e nunca fica gripado”, conta. O menino frequenta as aulas durante todo o ano, mas no Verão, ele não falta e até participou da aula promovida pela Pedreira Aquática na praia da Barra. O evento acontece sempre no final do ano para acostumar as crianças com a corrente marítima. “Ele adorou a aula no mar, só achou um pouco diferente por conta da corrente marítima”, conta o guia turístico. A nutricionista Débora Nobre também escolheu a natação como primeiro esporte do seu filho Davi, de um ano e quatro meses. Por incentivo da sua irmã, que é professora da Pedreira, Débora consultou o pediatra do bebê para poder matriculá-lo. “O pediatra dele também incentivou bastante, hoje ele é um menino mais esperto e bastante desenvolvido”. Para prevenir que as crianças fiquem doentes por causa da água da piscina, a dica de Daniela Dias é manter uma boa higienização do corpo após sair da água e evitar, por um tempo, o contato com uma corrente de ar caso a piscina seja aquecida. Para os pais que tem interesse em inscrever seus filhos nas aulas, a professora conta que é necessário levar uma liberação médica, para deixar o professor ciente do estado de saúde das crianças.
Orientações - A médica pediatra Isabel Carmem de Freitas alerta que as aulas para os bebês devem ser praticadas em piscinas apropriadas para eles, com características específicas, como a temperatura da água. Para praticar o esporte, a criança também não deve ser portador de patologia. Os prematuros, abaixo do peso e com doenças crônicas, devem passar por uma avaliação médica mais criteriosa antes de começar a atividade. Uma dica bastante importante da médica é proteger bem o ouvido do bebê. “Uma dica é pingar uma gotinha de óleo infantil no ouvidinho dele para evitar que entre água, ou comprar um protetor de silicone que se molda de acordo com o ouvido da criança”, explica. Isabel alerta os pais para a primeira ida à praia. “As aulas de natação na praia não são muito recomendadas para os bebês, considerando a poluição das águas e o sol muito forte, uma vez que o protetor solar só é indicado a partir dos seis meses de idade”, relembra. Serviço Pedreira Aquática (71) 3248-8994 (71) 3248-5415

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador