Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Após paralisação

Ônibus voltam a circular em Salvador após 24h de paralisação

Rodoviários suspenderam as atividades durante todo o domingo (7)

Redação iBahia • 08/05/2023 às 7:28 • Atualizada em 08/05/2023 às 8:15 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Ônibus voltam a circular em Salvador após 24h de paralisação
Foto: Reprodução

Após uma paralisação de 24 horas, os ônibus voltaram a circular normalmente em Salvador nesta segunda-feira (08). No domingo (07), as principais ruas da capital baiana ficaram vazias nas primeiras horas do dia. A população contou apenas com os 215 microônibus do transporte complementar, popularmente conhecidos como 'amarelinhos'.

Esta é a segunda paralisação dos Rodoviários em menos de uma semana, a mais recente foi na sexta-feira (5), onde os veículos saíram das garagens apenas a partir das 8h. Os trabalhadores pedem reajuste salarial entre 10% e 11%, aumento de 10% no ticket alimentação, compensação de horas extras e permanência dos cobradores das passagens nos ônibus.

Leia mais:

Em entrevista ao iBahia, o coordenador de comunicação - Daniel Mota - informou que a categoria aguarda as deliberações da Prefeitura de Salvador perante o posicionamento dos empresários. Até o momento, há uma assembleia agendada para a próxima quinta-feira (11) na entrada da Estação da Lapa. Caso, a negociação não avance; Daniel informou que "pode iniciar o plano de estado de greve".

Negociações

De acordo com o representante das concessionárias, Jorge Castro, quatro reuniões de negociações já foram feitas com os trabalhadores e mais de 40% das cláusulas já foram acordadas entre as partes. As cláusulas que ainda estão pendentes são as econômicas: reajuste salarial, ticket alimentação e plano de saúde.

A alegação é de que o setor passa por dificuldades financeiras e não tem a possibilidade de atender aos rodoviários. Ainda segundo Jorge, não é discutida a retirada dos cobradores de passagem dos ônibus e esses trabalhadores seguirão trabalhando normalmente.

Operação de transporte no domingo (7)

Segundo informações da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), os “amarelinhos” deixaram as estações com destino às regiões que já possuem atendimento como avenidas Octávio Mangabeira (orla), Luís Viana (Paralela), Antônio Carlos Magalhães, Lafayette Coutinho (Contorno), Afrânio Peixoto (Suburbana) e Heitor Dias; ruas Cônego Pereira, Silveira Martins e Via Regional, entre outros.

Além disso, foram instaladas bases operacionais no final de linha da Ribeira, a fim de atender a região da Cidade Baia, e na Base Naval, para a Avenida Suburbana. A movimentação foi acompanhada por equipes de fiscalização e ajustes na operação estão sendo realizados, bem como a orientação aos usuários.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador