Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Normalização

Ônibus voltam a circular no bairro de Valéria e na estrada do Derba; aulas seguem suspensas

Aulas da rede municipal estavam previstas para retornas nesta terça (19), mas a Prefeitura voltou atrás e manteve a suspensão

Redação iBahia • 19/09/2023 às 7:24 • Atualizada em 19/09/2023 às 13:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Ônibus voltam a circular no bairro de Valéria e na estrada do Derba; aulas seguem suspensas
Foto: Bruno Concha/ Secom

A circulação de ônibus no bairro de Valéria e na estrada do Derba foram retomadas na manhã desta terça-feira (19). A normalização do serviço acontece quatro dias após o início de ações no bairro na sexta-feira (15), que já deixaram um policial federal e nove suspeitos mortos.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), neste período, os ônibus estavam indo até a rotatória, na rua da Matriz, próximo à prefeitura-bairro. Entre sexta e segunda-feira (18), alguns moradores relataram que andaram cerca de 2 km para ter acesso ao serviço.

Leia mais:

Com a normalização, os coletivos voltam a circular até o final de linha de Valéria, na localidade de Nova Brasília, após decisão em uma reunião entre equipes da Secretaria de Mobilidade (Semob), Polícia Militar e do Consórcio Integra na noite de segunda-feira (19).

Ainda de acordo com a Semob, o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, solicitou apoio na segurança pública para a retomada da operação. Equipes do órgão e propostos das concessionárias estarão pela região para orientar os usuários sobre a retomada do transporte e acompanhar a operação.

Aulas suspensas

As aulas nas escolas da rede municipal continuam suspensas na manhã desta terça-feira (19). Inicialmente, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que o funcionamento seria retomado, mas voltou atrás na decisão ainda nessa manhã em " em decorrência da sensação de insegurança no bairro de Valéria.

Com isso, seis escolas continuam sem funcionar na região. São elas: São Francisco de Assis, Batista de Valéria, Nossa Senhora Aparecida, Milton Santos, Afonso Temporal e CMEI João Paulo I. Segundo a Secretaria Municipal da Educação (SMED), cerca de 2.607 alunos estão sem aula.

Funcionamento de postos de saúde

Os postos de saúde também estão retomando o funcionamento. A Diretoria de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que os serviços serão restabelecidos com exceção de três unidades que ficam na região que cerca o bairro: Colinas de Periperi e Vila Fraternidade, no Subúrbio Ferroviário; e Palestina, no Distrito de Cajazeiras.

As medidas são justificadas pela preservação da integridade física e emocional dos profissionais e pacientes. Durante todo o dia será feito monitoramento da rede para remanejamento da estratégia no caso de novas intercorrências.

Segurança e combate à violência

Em entrevista à GloboNews na tarde desta segunda-feira, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, falou sobre a atuação de facções na região e em outras partes do estado.

"Nós temos a influência das facções do Sudoeste, em especial do Rio de Janeiro, em facções locais. São Modos operandis muito parecidos, com demonstração de arma de fogo, com demonstração de poder bélico, com ataques não só à comunidade, mas também em relação aos seus rivais, e o enfrentamento às forças policiais".

Diante da situação, a Polícia Federal enviou à Bahia nesta segunda-feira três veículos blindados para reforçar o combate à violência e ao crime organizado na capital. Os veículos e viaturas foram embarcados em um navio da Marinha, no porto do Rio de Janeiro. A expectativa é que eles cheguem na cidade entre quarta (20) e quinta-feira (21).

De acordo com a Polícia Federal, os blindados serão utilizados por equipes do Comando de Operações Táticas (COT) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI). Os veículos são utilizados por outras Superintendências Regionais e já estavam na programação da instituição.

"As viaturas já estavam definidas para reforçar o nosso trabalho. Não se trata de uma medida nova. Outros estados têm os seus blindados e agora a Bahia está sendo contemplada", explicou o Superintendente Regional da PF na Bahia, Flávio Albergaria.

Os reforços chegam a Salvador após a operação no bairro de Valéria, que resultou na morte do agente federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos, ocorrida na sexta-feira (15).

Dois militares, um federal e outro civil também ficaram feridos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), nas últimas 72h, 9 suspeitos morreram em confronto com a polícia e um foi preso.

Com o reforço, a Polícia Federal baiana passa a atuar com cinco veículos blindados nas operações da força tarefa de segurança, que conta reúne as PF e as polícias Civil e Militar. Dois deles já estão na Bahia e voltarão para o Rio de Janeiro depois das ações. Cerca de 400 homens estão atuando nas ações, sendo que 42 são federais que viajaram para reforçar a atuação.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador