|
---|
Presença de pombos nos portos resultou em um adicional de risco de 40% no salário dos funcionários. Foto: Divulgação/Codeba |
Os problemas em Salvador causados pelos pombos, foi apontado como culpado por pagamentos de até R$ 111 mil pagas a alguns funcionários da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) nos últimos 12 meses, conforme foi divulgado pelo Correio.
Nos últimos 50 anos, a Codeba recebeu, através de decisões judiciais, adicionais de risco de 40% em cima do salário dos funcionários da empresa. A justificativa para os números, são a presença dos pombos nos portos baianos. Segundo o Portal Transparência, foram 101 pagamentos feitos sobre a justificativa dos pombos, valores que ultrapassam R$ 30,9 mil, o que vem inchando consideravelmente a folha de pagamento da empresa. Em nota, a direção da Codeba diz que a culpa é das gestões passadas. E diz que as indenizações pagas “a alguns funcionários, cujos valores não condizem com o padrão do setor público, mesmo em empresas e autarquias” são decorrentes “de decisões judiciais, ocorridas antes do início da atual gestão”. Para Ulisses Oliveira Junior, diretor do Sindicato Unificado dos Portuários do Estado da Bahia (Suport-BA), as ações tem como propósito “defender os interesses dos trabalhadores”. E completa. “Todos os processos foram até o TST (Tribunal Superior do Trabalho), onde obtivemos decisões favoráveis”.