Os postos de saúde de Salvador já estão oferecendo a vacina contra HPV (papilomavírus humano) para pacientes imunossuprimidos da cidade, segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quinta-feira (14).
Conforme a pasta, a imunização passou a ser oferecida na última segunda (11). Para ter acesso à vacina, o paciente precisa ter até 45 anos. O imunizante é oferecido em todos os 156 postos da capital. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
Leia também:
A ampliação do público-alvo foi determinada pelo Ministério da Saúde, no início deste mês de julho. A medida foi tomada devido ao fato de pessoas com HIV/Aids e transplantados terem risco quatro vezes maior de desenvolvimento de cânceres associados ao HPV.
Além dos homens imunossuprimidos, podem tomar a vacina contra o HPV as meninas com idade entre 9 e 14 anos, meninos com idade entre 11 e 14 anos, pacientes oncológicos e mulheres imunossuprimidas de até 45 anos. A estratégia contempla três doses para imunização completa.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus do HPV. Anualmente, cerca de 700 mil novos casos de infecção são registrados no país.
Leia mais sobre Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!