Durante o Carnaval de Salvador, a 9ª edição do “ECOFOLIA SOLIDÁRIA: O trabalho decente preserva o meio ambiente” coletou 65 toneladas de materiais recicláveis, como latas e garrafas pet. O trabalho foi realizado por 2,8 mil catadores avulsos cadastrados no projeto, dezenas oriundos de cidades do interior da Bahia e outros provenientes de outros estados.
A quantidade de material reciclável coletado na folia deste ano foi maior do que em 2011, quando foram recolhidas 63,1 toneladas de materiais. No período de 2004 a 2011, o projeto coletou mais de 245,9 toneladas.
Nos cicuitos Dodô (Barra) e Osmar (Campo Grande), foram montados cinco Centrais de Apoio aos Catadores. Nestas unidades, os catadores recebiam o pagamento do trabalho realizado no ato da entrega. Além disso, nestes locais, os resíduos coletados eram pesados. Outras 25 associações fizeram parte do ECOFOLIA SOLIDÁRIA, sendo responsáveis pela produção de fardas, refeições e informatização das centrais. Elas foram, respectivamente, associações de costureiras, cozinheiras e o grupo Juventude Ativista de Cajazeiras (Jaca).
O projetoIdealizado por 165 membros do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB), o programa “ECOFOLIA SOLIDÁRIA: O trabalho decente preserva o meio ambiente” tem como principal objetivo estruturar os catadores de materiais recicláveis para que estes trabalhem de maneira digna e segura durante o carnaval de Salvador. A iniciativa é realizada em parceira com a Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários (Incuba/UNEB) e o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA). O projeto é financiado pelo Governo do Estado, através do programa Vida Melhor, e pelo apoio da Casa Civil, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e das secretarias de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado da Bahia (SEDIR), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). O programa também conta com o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, da Prefeitura Municipal de Salvador (através da LIMPURB), do Prodeb, da Petrobrás, da Brahma, da Associação Brasileira de Produtores de Latas de Alta Reciclabilidade (ABRALATAS) e da Associação Vida Brasil.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade