icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Protesto em sites de redes sociais faz prefeitura tapar buracos no Rio Vermelho

Com lata de tinta e um pincel, oito amigos contornaram buracos no asfalto e escreveram ao lado a sigla IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)

foto autor

03/04/2012 às 8:23 • Atualizada em 06/09/2022 às 13:54 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Com 21 buracos pintados no primeiro dia de movimentação, um grupo de amigos começou nesta segunda (2) um protesto diferente, no Rio Vermelho. Com lata de tinta e um pincel, oito amigos contornaram buracos no asfalto e escreveram ao lado a sigla IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). “Os buracos estão aí, e quando chove os problemas pioram. Alguns enchem de água e precisamos improvisar uma sinalização”, conta Luiza Saad, 26 anos, moradora da Rua Frederico Edelweiss, próxima ao Bompreço. “As pinturas foram um jeito simples de chamar a atenção de quem passava pela rua”, diz. Deu certo.
A advogada Thaís Pires Ribeiro, 28, aprovou a proposta. “Une os moradores e não atrapalha as outras pessoas, além de ajudar indicando onde estão os buracos, que muitas vezes não podem ser vistos”, diz. Felipe Barroco Cunha, 28, advogado especializado em Direito Ambiental e um dos integrantes do grupo, conta que a intenção é ajudar na melhoria da cidade e que o protesto não tem um caráter político, e sim social. “Nós queremos alertar a sociedade sobre os problemas que são deixados de lado. Além de mostrar aos motoristas onde estão os buracos e o tamanho deles. Começamos pelo Rio Vermelho, mas ainda vamos passar pela Barra, Pituba e onde mais tiver buracos”, explica.
Apesar das insistentes tentativas, nenhum representante da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) foi encontrado para comentar o protesto, no entanto, ainda na segunda (2), à tarde, uma equipe do órgão foi até a rua Frederico Edelweiss fazer o recapeamento asfáltico. “Os buracos estão lá tem mais de um ano, mas só agora, após o protesto, resolveram fazer algo. A repercussão nas redes sociais, no blog do Rio Vermelho, no iBahia, pode ter contribuído para que o serviço fosse feito”, acredita Luiza Saad. “É bom mostrar que houve uma solução, isso pode incentivar outras pessoas a reivindicar seus direitos”, completa. A inspiração do movimento veio de Barbacena (MG), onde, no mês passado, moradores pintaram os buracos em protesto contra as más condições. Depois da cidade mineira, a ideia se espalhou, chegando a outras cidades do estado, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus. Veja aqui Denúncia do internauta: Moradores do Rio Vermelho reclamam de buracos na pista

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador