Salvador acumula registros de desabamentos e alagamentos após madrugada de chuva; previsão é de mais tempo fechado


Foto: Alan Oliveira/iBahia

Salvador registrou 13 ocorrências provocadas pela chuva que atingiu a cidade entre a noite de sexta-feira (18) e as 11h deste sábado (19), segundo divulgou o boletim da Defesa Civil (Codesal). Os bairros mais afetados foram Tancredo Neves e Cabula, mas também foram registrados casos em Pau da Lima, Liberdade, Valéria e na região do subúrbio ferroviário.

De acordo com o levantamento, foram 4 avaliações de imóveis alagados, 2 desabamentos de muro, 1 ameaça de deslizamento, 1 ameaça de desabamento, 1 ameaça de queda de árvore, 1 desabamento parcial, 1 deslizamento de terra, 1 infiltração e 1 orientação técnica. Não houve registro de feridos em nenhum dos casos.

Ainda conforme a Codesal, os bairros com maiores registros de chuva nas últimas 12h foram Tancredo Neves (53,8 mm), Rio Vermelho (51 mm), Doron (46,6 mm), Jardim Nova Esperança (46,6 mm) e Novo Horizonte (45,2). A previsão é de que o tempo continue fechado na cidade ao longo do fim de semana.

Segundo o órgão, as chuvas foram causadas pela combinação de dois fenômenos meteorológicos comuns para a região: a frente fria, que está posicionado ao sul da região metropolitana, e o aquecimento das águas do Oceano Atlântico, que intensificaram os ventos úmidos para a costa litorânea.

Neste sábado, o céu deve ficar nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia. Já no domingo (20), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas dos últimos dias. As temperaturas deverão variar entre 23°C (mínima) e 27°C (máxima).

Para segunda-feira (21), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, principalmente na madrugada e no início da manhã.

A Codesal mantém plantão de 24h todos os dias da semana, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no site do órgão.

Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.