Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Animais abandonados

Secis não tem data definida para retirar gatos de ‘colônia’ em Piatã

A pasta municipal estima fazer a retirada ainda no primeiro semestre deste ano, mas sem data definida

Mari Leal • 08/01/2024 às 13:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A prefeitura de Salvador estima que a retirada dos gatos abandonados em uma “colônia” no bairro de Piatã deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. Apesar da confirmação, não há uma data definida para que a ação aconteça. A Secretaria Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) alegou que “se trata de um processo complexo”.


				
					Secis não tem data definida para retirar gatos de ‘colônia’ em Piatã
A pasta municipal estima fazer a retirada ainda no primeiro semestre deste ano, mas sem data definida. Divulgação/ Canva

A manifestação da pasta ocorre 10 dias após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizar ação civil pública contra o Município de Salvador, pedindo à Justiça que determine, em caráter liminar, o imediato acolhimento de todos os animais do local. De acordo com o pedido, os animais devem ser recolhidos para uma unidade pública municipal habilitada para a recepção dos animais.

Leia mais:

“Iniciamos esse trâmite ainda em outubro de 2023, ou seja, antes mesmo da indicação do Ministério Público (MP). Apenas uma ONG se cadastrou para o chamamento. Mas o processo segue para que ainda neste ano, possivelmente no primeiro semestre, possamos retirar aqueles animais da situação de abandono, de maus tratos, e para que possamos dar uma vida digna para eles”, estima Marcelle Moraes, chefe da Secis.

“Retirar os gatos daquela situação é um desejo, um sonho antigo meu e de muitos protetores, não é apenas uma obrigação. E agora conseguimos as ferramentas necessárias para solucionar a questão. Foram muitas reuniões, conversas, debates e reflexões sobre a melhor e mais segura forma de fazer isso, com responsabilidade, ética e transparência, pois se trata de um processo público que tem as suas exigências”, explica a gestora.

A “Colônia de Gatos de Piatã” abriga cerca de 300 animais, segundo nota da Secis. A pasta acrescenta que promove “ações de atendimento veterinário, além de visitas cotidianas, doação de ração e outras”.

Na ação, o MP requer ainda que a gestão municipal elabore e execute plano de gestão para se evitar o abandono de animais e situações degradantes, além de campanha educativa para a população soteropolitana, por intermédio dos meios de comunicação de massa para alertar sobre o abandono.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador