Foto: Reprodução/TV Bahia
A madrugada e o início da manhã desta quinta-feira (3) foram de fortes chuvas em Salvador. De acordo com informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), os bairros do Subúrbio Ferroviário registraram os maiores índices nas últimas 06 horas. Fazenda Coutos acumulou 55,8 mm de chuvas e na sequência:
- Mirante de Periperi - 55,2 mm
- Base Naval de Aratu - 50,8 mm
- Cidade Baixa/Monte Serrat - 48,4
- Praia Grande - 47,3 mm
- Periperi - 45,8 mm
- Capelinha - Vila Picasso - 43,2 mm
- Valéria - 42,0
- Rio Sena - 41,2
- Santa Luzia - 41,0
Ainda de acordo com a entidade, o motivo foi um cavado, fenômeno que ocorre quando em uma região da atmosfera se forma uma ondulação do fluxo de ventos e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica. A previsão de chuva seguirá ao longo do dia e também para a próxima sexta, que terá céu nublado com chances de até 90% de chuvas fracas a fortes acompanhadas por trovoadas. Há ainda riscos para alagamentos e deslizamentos de terra.
Ocorrências
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 38 solicitações até às 9h. Foram nove ameaças de desabamento, 12 ameaças de deslizamento, uma árvore ameaçando cair, uma árvore caída, uma avaliação de área, quatro avaliações de imóveis alagados, um desabamento de imóvel, um desabamento parcial, cinco deslizamentos de terra, um galho de árvore caído e duas infiltrações.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Cuidados
Ainda segundo a entidade, é recomendável que a população a adoção de medidas preventivas para reduzir o risco e preservar a segurança em períodos chuvosos.
- No trânsito, evite trafegar em pistas inundadas e alagadas;
- Estacione o veículo caso a chuva esteja muito forte;
- Evite atravessar enxurradas;
- Em caso de raios e trovões, procure abrigo, não fique em locais abertos;
- Não se abrigar sob árvores ou próximo a cabos elétricos molhados ou arrebentados;
- Não estacione próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
- Fique atento: a Defesa Civil de Salvador emite alertas por SMS para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS com o número do seu CEP para 40199 e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.
Leia mais sobre a editoria Salvador no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!