Dois homens foram presos em Salvador, nesta terça-feira (20), durante a Operação Falsa Ocorrência, deflagrada pela Polícia Federal e a Polícia Militar da Bahia, através do BOPE e PATAMO/CHOQUE.
A dupla é investigada pelos crimes de associação criminosa circunstanciada, porte e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, falsa comunicação de crime, adulteração de sinal de veículo automotor e estelionato.
Leia mais:
De acordo com as informações da Polícia Federal (PF), em fevereiro deste ano, os dois homens alugaram um veículo em uma locadora, em Salvador, e assim que saíram do estabelecimento retiraram o rastreador e trocaram a placa do veículo. Eles também registraram uma ocorrência falsa de roubo na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos/SSA para encobrir o crime.
A dinâmica deles foi descoberta através do compartilhamento de provas da Justiça Federal com a Justiça Estadual. A investigação vai continuar para apuração de eventuais outros envolvidos.
Líder de facção criminosa de Itaberaba é preso no Pará
O líder de uma facção criminosa com atuação em Itaberaba foi preso nesta segunda-feira (19). Ele foi localizado na cidade paraense de Castanhal durante uma operação integrada da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Civil do estado do Pará.
No momento da prisão, o homem portava uma carteira de identidade com nome falso, um revólver calibre 38 e um carro de luxo. A troca de informações dos setores de Inteligência da Rondesp Chapada e da Polícia Civil do Pará resultou na prisão do foragido da Justiça.
O criminoso possuía dois mandados de prisão e determinava as distribuições de drogas e armas, além de assassinatos de rivais.
De acordo com as informações da Secretaria de Segurança Pública do estado, 66 líderes de facções foram localizados este ano.