O movimento no Terminal de São Joaquim, em Salvador, é grande na manhã desta quinta-feira (2), feriado de Finados. Segundo a Internacional Travessias Salvador (ITS), empresa que opera o sistema Ferry-Boat, o tempo de espera de veículos chega a 3h. Já os pedestres têm embarque imediato.
O movimento é intenso também nas lanchinhas que fazem a travessia Salvador-Mar Grande. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), há uma pequena fila de embarque, mas o tempo de espera é curto.
Leia mais:
Ferry-Boat
Para atender a demanda, a Internacional Travessias Salvador, montou um esquema especial que vai de 1° a 7 e novembro com a realização de viagens extras no ferry. Para o período estão previstas cinco embarcações para as travessias entre os terminais São Joaquim e Bom Despacho: Zumbi dos Palmares, Dorival Caimmy, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Pinheiro.
O funcionamento regular é das 5h às 23h30 de segunda a sábado; e das 6h às 23h30 nos domingos e feriados, com saídas de hora em hora. O horários extras ocorrem de acordo com a disponibilidade de barcos. A expectativa é um aumento de 5% na demanda em relação ao ano anterior.
Lanchinhas
Desde às 5h, início das operações, o sistema cumpre saídas pontuais a cada 30 minutos nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, na capital. Mas sempre ocorrem saídas extras e neste caso os horários são de 15 em 15 minutos. Oito embarcações estão em tráfego.
A última saída de Mar Grande está programada, hoje, para às 18h. Já de Salvador, os usuários serão atendidos até às 19h30, quando a última embarcação deixará o Terminal Náutico.