Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Um macaco morto e outro doente são encontrados em Salvador

O macaco morto foi achado no bairro de Ondina e um mico de tufo branco foi encontrado doente em Dom Avelar

Redação iBahia • 03/04/2017 às 16:36 • Atualizada em 28/08/2022 às 16:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Um macaco foi achado morto na manhã desta segunda-feira (3, no bairro de Ondina, próximo ao Hotel Bahia Othon Palace. O primata, encontrado por uma pessoa que fazia caminhadas pelo local, foi recolhido pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal. A equipe coletou material biológico do animal para análise de morte causada pelo vírus da febre amarela. O material será encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), onde será examinado.

O animal foi encontrado numa região próxima ao zoológico da cidade. De acordo com o Inema, que administra o local, não há nenhum caso registrado de vírus nos macacos do zoo. Mesmo assim, o órgão decidiu prevenir a entrada dos mosquitos transmissores da febre instalando telas de proteção mais finas. A ala dos primatas já possuía telas, mas o diâmetro permitia a passagem do vetor. Ainda conforme o órgão, a tela nova já foi instalada em metade dos recintos dos primatas.

Leia mais:

Macaco doente
Por volta das 15h de hoje, um macaco doente foi encontrado no bairro de Dom Avelar e recolhido também pelo Gepa. O animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), no Cabula. “É um mico de tufo branco e ele não chegou com sinais de espancamento. Nós vamos coletar o material biológico dele para diagnóstico de possível febre amarela”, explica a veterinária do centro Fernanda Azevedo.

Diagnosticados
Até o momento, seis macacos já foram diagnosticados com febre amarela silvestre. Os macacos foram capturados nas regiões da Vila Laura (1), Itaigara (3), Ilha Amarela (1) e Paripe (1). Não há registro de febre amarela em humanos na capital.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador