Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Um mês após início da guerra, baiano consegue retornar à Salvador

Alain Santos Cidreira contou que passou fome e chegou a dormir na rua para fugir de conflito

Redação iBahia • 25/03/2022 às 12:20 • Atualizada em 31/08/2022 às 3:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Foto: Reprodução / TV Bahia

Um baiano conseguiu retornar à Salvador um mês depois do início da guerra na Ucrânia e relatou ter passado fome e dormir na rua, em um frio de -4º. Em entrevista à TV Bahia, Alain Santos Cidreira contou o que passou até chegar à Bahia na quarta-feira (23).

O consultor financeiro morava na Ucrânia, na cidade de Odessa, há quatro anos, por causa do trabalho. Na fuga do conflito, passou por Moldávia, Romênia e Sérvia.

“Dia 24 de fevereiro, às 4h, eu escutei a primeira bomba. Às 7h, eu ouvi a segunda bomba, às 8h foi a terceira bomba. Muito forte o impacto, o prédio tremendo, os vizinhos todos correndo. Na descida do prédio, na rua principal da avenida que eu morava, já estavam meus vizinhos todos na rua, armados”, disse à TV Bahia.

Para sair da Ucrânia, Alain deixou para trás o apartamento em que vivia, o carro, emprego e também o cachorro, chamado Sammy. O baiano percorreu mais de 1200km de carro até a fronteira.

Depois de deixar a Ucrânia, ele teve que andar por duas horas e meia até Moldávia. De lá, foi de trem e ônibus para Romênia. Por fim, de avião, viajou até Belgrado capital da Sérvia.

“Cheguei na Sérvia, dormi na rua por um dia, porque o dinheiro tinha acabado. Passei frio, fome. Naquele dia estava -4º. Não tinha comida e eu estava com frio. No dia seguinte, eu fui para embaixada brasileira”, disse.

E para chegar em Salvador, Alain viajou mais de 30 horas, entre voo e escala no Catar e em São Paulo.

Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o portal no Google notícias.