Vacinação contra poliomielite e sarampo continua em Salvador


O movimento foi tranquilo no dia ‘D’ de vacinação contra a poliomielite. Das 8h às 17h deste sábado (13), pais e mães levaram seus filhos menores de 5 anos para se vacinar contra a paralisia infantil. Algumas delas receberam o reforço da vacina já aplicada em junho; outras, como a pequena Maria Carolina Oliveira Gonçalves, de 2 anos, foram vacinadas pela primeira vez. “Eu expliquei que era importante e que ela já é uma mocinha, aí ela não chorou”, contou orgulhosa a mãe Danúbia, que levou a menina pela manhã ao 5º Centro de Saúde, na avenida Centenário.

No local, pouco mais de 100 crianças foram vacinadas pela manhã. “O movimento está mais fraco que na campanha passada, mas nós já esperávamos porque a vacinação está acontecendo desde o dia 1º”, explicou a coordenadora do posto, Renata Oliveira. A coordenadora da campanha de vacinação, Fátima Guirra, avisa aos pais que não conseguiram levar seus filhos ontem, que a campanha continua.

“A vacinação contra a pólio vai até o dia 16 de setembro, e contra o sarampo até o dia 14 de outubro”, disse, explicando que a vacinação contra sarampo foi estendida porque a meta não foi alcançada. A meta desta campanha é de vacinar mais de 1 milhão de crianças, em toda a Bahia. Até o início da noite de ontem, foram contabilizadas 469 mil vacinações no estado e 71 mil em Salvador.