Saúde

Aparência dos cabelos pode dizer muito sobre a sua saúde; entenda

Oleosidade, frizz e pontas duplas são razões para ficar de olho na saúde

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )
- Atualizada em

Como anda seu cabelo? De acordo com uma matéria do VivaBem, do UOL, as condições dos fios e do couro cabeludo podem refletir alterações na saúde, por exemplo, o hipotireoidismo pode deixar o cabelo mais frágil.

A dermatite seborreica, mais conhecida como caspa, é uma inflamação, que causa uma descamação esbranquiçada ou amarelada e vermelhidão, principalmente no couro cabeludo. O seu aparecimento pode ter relação com predisposição genética, excesso de oleosidade no couro cabeludo, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, alguns medicamentos e proliferação fúngica.

A queda de cabelo (alopecia) pode estar relacionada a nossa saúde física e mental. Entre as possíveis causas estão genética, deficiência nutricional, emocional, hormonal e por fatores externos.

Oleosidade, frizz e pontas duplas também são razões para ficar de olho na saúde. A produção de sebo no couro cabelo pode ser consequência de deficiências nutricionais, anorexia nervosa, hipotireoidismo ou hipoparatireoidismo. O frizz e as pontas duplas também podem ser provenientes dessa mesma deficiência, sobretudo, da falta de vitaminas.

Em entrevista ao UOL, especialistas em nutrição explicaram que a má nutrição prejudica muito a saúde dos fios. Cerca de 97% da estrutura dos cabelos é composta por proteínas, e os alimentos ricos nesses nutrientes são aliados para ajudar o corpo na formação da queratina — que é a principal proteína do cabelo.

Minerais e vitaminas também são importantes para saúde do cabelo, promovem uma melhor resistência da fibra capilar e evitam que os cabelos fiquem fracos e quebradiços. Por isso, é importante manter uma alimentação balanceada, com verduras, legumes, frutas e grãos.