Saúde

Descubra quando sua pressão é considerada alta

Recomendação é medir pressão arterial ao menos uma vez ao ano

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Você sabe quanto mede sua pressão? Ou quanto ela deve medir? A medição do valor da pressão pode ser feita de maneira fácil. Algumas farmácias e centros de saúde chegam a medi-la de maneira gratuita à população. É a maneira de verificar se a pressão está boa, alta ou baixa demais.

Foto: Reprodução

A pressão considerada ótima é quando ela está na faixa de 12 por oito, ou 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg), como chamam os especialistas. De acordo com a Revista Saúde, é consenso na Sociedade Brasileira de Cardiologia que, quando o valor está entre 12 por 8 e 14 por 9, o paciente está com pré-hipertensão.

Por outro lado, a medicina americana considera esse valor como "pressão elevada", de acordo com a Revista Saúde. Já o valor acima de 13 por 8 é considerado, de fato, hipertensão.



Esses valores devem ligar o sinal de alerta da pessoa afetada, mas não é motivo para pânico, pois a ameaça de um acidente vascular cerebral (AVC) é mais provável em quem tem uma pressão maior que 14 por 9.

Para isso não acontecer, é importante estar sempre atento com a pressão, em especial se existir histórico na família. A Revista Saúde afirma que o conselho de especialistas é fazer a checagem da pressão ao menos uma vez por ano.