Saúde

Oito razões para você substituir o chocolate por alfarroba

A fruta de origem mediterrânea pode substituir o cacau nas receitas e trazer ainda mais benefícios para o organismo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Cansada (o) de passar vontade de comer chocolate por causa da dieta? Você pode suprimir esse desejo consumindo alfarroba. A fruta de origem mediterrânea pode substituir o cacau nas receitas e trazer ainda mais benefícios para o organismo.A fruta é uma espécie de vagem e sua polpa, quando moída e torrada, provê um pó rico em nutrientes. 
De acordo com a nutricionista Ellen D’arc, da Bio Mundo, quando colocados lado a lado com o cacau, percebesse que são alimentos muito similares quanto ao gosto e a aparência, sendo a alfarroba levemente mais adocicada.
Foto: reprodução
A especialista garante que a  alfarroba é mais saudável que o cacau. "O cacau possui 23% de gordura, enquanto a frutinha do mediterrâneo possui apenas 0,7%. Além disso, a alfarroba também é rica em antioxidantes, em vitaminas e baixo índice glicêmico”, explicou Ellen. 
"A alfarroba é rica em fibras naturais, vitaminas A e C, antioxidantes, magnésio e gorduras boas". A nutricionista da Bio Mundo preparou uma lista com os benefícios de consumir alfarroba. Confira: 
1- Regula a flora e atua para o bom desempenho intestinal;
2- Ajuda na digestão;
3- Melhora o aspecto da pele;
4- Previne o envelhecimento precoce;
5- Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, visto que é fonte abundante de gorduras poli-insaturadas, aquelas benéficas ao organismo;
6- Reduz os níveis de mau colesterol (LDL) no sangue;
7- Auxilia no tratamento da diabetes;