Pequena ilha canária é a primeira 100% renovável/Foto: Calbido Insular de El Hierro
Uma pequena ilha espanhola é abastecida com energia 100% renovável. Habitada por 11 mil pessoas, El Hierro, a menor das ilhas canárias, abandonou de vez, em 2011, a dependência do óleo diesel oriundo dos petroleiros, sina de boa parte das ilhas em todo o mundo.
Trata-se de um sistema que promove a junção da energia eólica e hidráulica, aproveitando assim todo o potencial da ilha, localizada a 1.500 km do continente espanhol. Cinco turbinas eólicas, com capacidade superior a 10 megawatts, gerarão energia para dessanilizar a água do mar, por sua vez utilizada para movimentar outras turbinas e gerar eletricidade.
Aliados ao sistema, coletores solares produzirão mais 20% da energia necessária de El Hierro. O resultado final será uma quantidade de energia suficiente para abastecer toda a demanda da pequena ilha.
A inovadora combinação vai permitir que El Hierro economize 2 milhões de euros por ano, além de reduzir as emissões de Co² em 20 mil toneladas. Outra vantagem é que as contas de energia, pagas a empresas privadas, serão destinadas ao governo local, que deve revestir os recursos em melhorias na ilha. O custo total do projeto foi de 65 milhões de euros.
Em janeiro deste ano, você já havia visto aqui no EcoD um exemplo semelhante na lha de Samso, situada no Estreito de Kattegat, na Dinamarca, que também possui 100% de energia renovável. O local, habitado por 4.300 pessoas, ainda consegue excedentes energéticos que são repassados à rede pública e também são vendidos no mercado de carbono.
Aqui no Brasil, uma localidade que trilha caminho similar é a ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. O projeto do Grupo Neoenergia deverá estar concluído até dezembro de 2012. O investimento no sistema de energia solar será de R$ 5 milhões e as placas fotovoltaicas terão a capacidade de gerar 400kWp (kilowatt-pico), com expectativa de 600 MWh de geração anual, cerca de 6% do consumo da ilha.
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que integra projetos em prol de uma ilha mais sustentável, ficará responsável pela implantação dos painéis solares à rede elétrica de Noronha.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!