iBahia > cinema
Cinema em movimento

Mostra Itinerante de Cinemas Negros promove ações gratuitas em abril

Salvador recebe a 5ª Mostra Itinerante de Cinemas Negros (MIMB) entre os dias 8 e 27 de abril. Programação conta com debates, oficinas e muito mais

Isadora Gomes • 05/04/2024 às 23:31 • Atualizada em 05/04/2024 às 23:57

Google News siga o iBahia no Google News!

A 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mohamed Bamba (MIMB) irá movimentar a cena cultural e audiovisual de Salvador no mês de abril. Com atividades totalmente gratuitas, no modelo virtual e presencialmente, o festival internacional conta com uma programação variada, incluindo debates, oficinas, masterclasses, além da exibição de 60 obras de cineastas negras e negros de diversos países. 

Salvador recebe evento sobre cinema negro de forma virtual e presencialmente

As ações acontecem entre os dias 8 e 27 abril. Com o tema “Cinema em Movimento: Memória nas Telas”, a MIMB promove e democratiza obras cinematográficas produzidas por realizadoras negras e negros da diáspora Africana.

O objetivo é que se abra um espaço para que, Salvador, a capital mais negra do país transforme diversos ambientes localizados em bairros populares e periféricos, em cenários de troca de conhecimento e de ampliação da visibilidade de produções negras no setor audiovisual.

Como participar da Mostra Itinerante de Cinemas Negros

Não há pré-requisito para participar da mostra. Jovens, universitários, amantes da sétima arte e interessados poderão ampliar os próprios conhecimentos sobre o mercado audiovisual tanto pela modalidade virtual quanto presencial.  

“A MIMB é para todo mundo. Queremos criar uma relação genuína com o nosso público, utilizando o cinema como chave para a transformação. Todas e todos são bem-vindos nas nossas atividades, que são 100% gratuitas”, afirma Daiane Rosário, idealizadora e produtora executiva do festival.

Entre os locais destinados a workshops, masterclasses e exibição de filmes estão o Teatro Gregório de Matos, pátio e auditório do Goethe Institut, Sesc Pelourinho, 360 Cajazeiras e o Quilombo Quingoma, na região metropolitana.

Programação online

O evento online acontece de 08 a 16 de abril através de plataformas de salas digitais e no site do festival. Entre os destaques das atividades estão a exibição de filmes nacionais e internacionais selecionados, além do Impulso WAWA ABA e Lab Visão Preta, que vão promover imersão formativa nas dinâmicas audiovisuais para jovens negros, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+ que desejam iniciar sua carreira profissional na área.

Oficinas de pitching, painéis e masterclasses também fazem parte da programação, que conta com Bethania Maia, Danilo Umbelino, Fabiola Silva, Flávia Santana, Larissa Fulana de Tal, Luana Rocha e Marcelo Lima como mentores criativos das atividades.

Programação presencial

Presencialmente, entre 17 e 27 de abril, o festival irá promover rodadas de negociações, exibição de filmes presenciais com rodas de conversas, workshops e painéis. Durante a ‘Sessão Telecine’ o filme ‘Ó Paí, Ó 2’ ganhará novamente a telinha do cinema, em duas sessões gratuitas. Presença confirmada do cineasta queniano Mohammed Saïd Ouma ministra a masterclass ‘Cinemas Africanos - O Renascimento?’, no dia 25/04.

Os eventos oficiais de abertura e encerramento vão contar com sessões de filmes e shows, com apresentações musicais potentes, como Rachel Reis e DJ Nai Kiese (17/04), além da Banda Ifá, com participação de Zé Manoel (27/04).

Todas as atividades estão sujeitas à lotação dos espaços e, para alguma delas é necessário retirar o ingresso antecipadamente através da plataforma Sympla. A programação completa das atividades e o link para retirada de ingressos podem ser consultados no site oficial da MIMB.

TAGS:

Cinema salvador

RELACIONADAS:

Mãe de turista morto na Barra desabafa: 'Não tem um dia que não chore'

Luto

Mãe de turista morto na Barra desabafa: 'Não tem um dia que não chore'

Norovírus, oropouche ou dengue? Diferencie a virose de outras doenças

Saúde

Norovírus, oropouche ou dengue? Diferencie a virose de outras doenças

Por onde anda Ana Paula Arósio? Atriz está afastada da TV há 10 anos

Longe dos Holofotes

Por onde anda Ana Paula Arósio? Atriz está afastada da TV há 10 anos

Do Brasil para o mundo: 5 novelas que fizeram sucesso internacional

Internacional

Do Brasil para o mundo: 5 novelas que fizeram sucesso internacional

Um novo lugar para você ficar por dentro das notícias e dos bafafás

Especial Publicitário

Um novo lugar para você ficar por dentro das notícias e dos bafafás

Dia do Gari: agentes de limpeza são homenageados com exposição na BA

Inspirações

Dia do Gari: agentes de limpeza são homenageados com exposição na BA

MAIS EM CINEMA :

Ver mais em Cinema