As novelas brasileiras chamam atenção de telespectadores por todo o mundo. Além de audiências históricas em reproduções televisivas, as novelas da Globo começaram a viralizar internacionalmente nas redes sociais.
As novelas foram resgatadas por gringos na web e ganharam fama nas plataformas muitos anos após o sucesso nas telinhas brasileiras. O iBahia separou algumas das novelas e minisséries nacionais que fizeram sucesso no mundo a partir do compartilhamento nas redes sociais.
Leia também:
Confira a lista de novelas brasileiras que fizeram sucesso internacionalmente:
Hilda Furacão
Lançada em 1998, a minissérie é baseada no livro de Roberto Drummond, e conta a história de Hilda, uma garota de classe alta nos anos 60, em Minas Gerais. No dia do casamento, ela larga tudo e foge para a Zona Boêmia da cidade, se tornando uma prostituta de sucesso.
No elenco principal estão Ana Paula Arósio, como Hilda, e Rodrigo Santoro, como o par romântico, Frei Malthus. Em 2024, 26 anos após a estreia, "Hilda Furacão" chamou atenção dos internautas gringos principalmente pelas cenas de tensão e romance proibido, compartilhadas como "edits", vídeos curtos e de edição rápida, usando de músicas populares nas plataformas sociais.
Avenida Brasil
Um fenômeno da televisão brasileira, "Avenida Brasil" conquistou o mundo, sendo um sucesso em outros 140 países desde a estreia. Já com 12 anos desde o lançamento da novela, o formato usado na trama ainda chama atenção e foi vendido para uma produtora turca em 2023 para um remake internacional da narrativa.
A novela também foi responsável por criar alguns dos personagens mais icônicos das novelas no Brasil, como a vilã Carminha, vivida por Adriana Esteves, e a heroína Nina, interpretada por Débora Falabella.
Caminho das Índias
Outra das novelas mais queridas tanto entre os brasileiros quanto entre os estrangeiros, "Caminho das Índias", conquistou e continua conquistando público há 15 anos. A produção até conquistou o Emmy Internacional na categoria de melhor Telenovela em 2009, primeira vez em que uma produção brasileira levou o prêmio.
Recentemente, a atriz Juliana Paes, que viveu "Maya" na novela, cedeu a uma trend nas redes sociais e resgatou a personagem em um vídeo no Instagram em que ela refaz a maquiagem ao som de uma música famosa na Índia.
A Cor do Pecado
Com exatos 20 anos desde o lançamento da novela nas telas brasileiras, "A Cor do Pecado" ainda vêm conquistando público mundo afora. Com "Preta", uma das protagonistas mais fortes, interpretada por Taís Araújo, e o carisma da "família Sardinha", não era surpresa que a novela ia conquistar audiência fora do Brasil.
Atualmente, a novela está disponível para ser assistida em mais de 100 países.
Totalmente Demais
A mais recente novela dessa lista se destaca por conquistar mais de 130 países, consolidando a carreira internacional da atriz Marina Ruy Barbosa, ainda em 2016.
Já em 2021, "Totalmente Demais" já estava como a segunda novela mais comercializada para fora do país, com uma narrativa forte que fala principalmente de superação, passando pelo mundo da moda no Rio de Janeiro.
Helena Pamponet Vilaboim
Helena Pamponet Vilaboim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!