Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Normalização

Água, metrô e mais: serviços são restabelecidos na Bahia após apagão

Alguns serviços ainda estão sendo retomados de forma gradativa em todo o estado

Redação iBahia • 15/08/2023 às 20:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Água, metrô e mais: serviços são restabelecidos na Bahia após apagão
Foto: Divulgação/TJES

Após o apagão nacional na manhã desta terça-feira (15), que atingiu a Bahia e outros 24 estados mais o Distrito Federal, o estado começou a restabelecer o funcionamento dos serviços. Alguns já foram totalmente normalizados, enquanto outros ainda estão sendo retomados de forma gradativa.

Confira abaixo a lista de serviços:

Leia mais:

Água

Em nota, a Embasa informou a operação de 90% dos sistemas de abastecimento de água afetados pelo apagão. Todos os 326 municípios onde a empresa atua foram afetados pela ocorrência. Em Salvador e Região Metropolitana, a estimativa é de que em até 48h o fornecimento de água seja normalizado.

Ainda de acordo com o órgão, a religação dos sistemas está obedecendo as instruções do Operador Nacional do Sistema (ONS). As primeiras cargas religadas foram as residenciais, de baixa tensão, depois as de média tensão e, por último, as de alta tensão.

Algumas estruturas de esgotamento sanitário passíveis de gerar maiores impactos neste tipo de contingência mantiveram o funcionamento por meio de geradores, que foram acionados imediatamente.

"A Embasa recomenda que, neste momento de contingência, as pessoas utilizem água da forma mais econômica possível, evitando usos que possam ser adiados", alerta a nota.

Metrô

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas voltou a funcionar normalmente na tarde dessa terça. A Linha 2, que liga as estações Acesso Norte e Aeroporto, foi a primeira a ser liberada, por volta de 17h17. Já a Linha 1, entre as estações Campinas e Lapa, foi restabelecida por volta de 17h46, após atuação de equipes para normalizar o sistema.

Elevador Lacerda e Plano Inclinado

A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) informou que o Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Liberdade - Calçada voltou a funcionar normalmente no período da tarde.

Educação

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que cerca de 18% das unidades de ensino municipais tiveram que suspender as aulas na manhã desta terça-feira (15). No turno da tarde, o percentual foi de 33%. No total, aproximadamente 19,5 mil alunos ficaram aula. A Rede Municipal de Salvador tem 442 unidades de ensino e cerca de 150 mil alunos.

Já a Secretaria de Educação do Estado, as escolas da rede estadual de ensino mantiveram o funcionamento pela manhã, com as restrições impostas pela falta de energia, como a impossibilidade de uso de equipamentos eletroeletrônicos. As aulas vão acontecer de forma normal nos turnos vespertino e noturno.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia