Baiano da cidade de Correntina, no extremo oeste da Bahia, a 998km de Salvador, Fernão Guerra tem conquistado o mundo a cada passo. Formado em Ciência da Computação pela Faculdade Ruy Barbosa, o baiano atualmente mora no Chile e está terminando seu mestrado em 'Comunicação Digital e Social Media' na Universidad del Pacífico, em Santiago. Seu principal objetivo é ensinar como empreender e fazer tudo de forma diferente pra se dar bem na vida pessoal e profissional.E foi aos poucos que Fernão começou como microempreendedor. Aos 13 anos ele já tinha seu primeiro negócio, que era vender cd's com músicas do Chaves na internet com um amigo. Aos 15, ele vendia produtos digitais na web. "Eu era só um menino de interior sem muitas projeção e de família simples. Mas ser diferente me ajudou a conquistar muitas coisas", contou.Com 25 anos, o baiano ocupa o cargo de Inovação na empresa multi-nacional LG Eletronics no Chile e ajuda pessoas a começarem negócios na internet, função mais conhecida como consultor digital. Com três intercâmbios carimbados no passaporte para os Estados Unidos, Fernão encontrou nos pais o apoio para seguir seus objetivos.
"Quando fui pra Salvador estudar, prometi ao meu pai algumas coisas, dentre as que eu cumpri, eu prometi que viajaria de intercâmbio antes de terminar a faculdade. Meu pai me pagava um curso de inglês e depois de 3 anos estudando, decidi que só aprenderia de verdade quando eu viajasse. E assim foi. Arrumei um intercâmbio de trabalho nos USA e larguei o sol de 35 graus do verão soteropolitano e fui trabalhar para aprender inglês nas montanhas geladas do estado de Washington, USA. Essa viagem abriu minha mente", contou. Abriu tanto, que ele voltou em mais dois invernos seguidos nas férias da faculdade. "Depois dessa viagem eu queria conhecer o mundo e estava seguro de que queria estudar algo fora do país por um tempo. Na minha ultima viagem para os USA, conheci uma chilena. Namoramos um tempo lá e decidi me candidatar para um mestrado no Chile. Me aceitaram e já fazem quase 3 anos desde que cheguei aqui", lembra. Há pouco mais de um mês Fernão criou o site 'Hackeando a Vida', que tem como objetivo mostrar que é possível conseguir as coisas agindo de forma diferente. "O que eu chamo de 'Hackear a vida' nada mais é do que entender o sistema e encontrar um atalho para conseguir seus objetivos. As pessoas fazem sempre as mesmas coisas para encontrar um emprego. Mandam currículo por e-mail e buscam em sites de trabalho. Mas ninguém tem coragem de ir além disso".
Fernão refere-se à maneira com que ele conseguiu uma entrevista em uma renomada empresa no Canadá. "Cheguei na segunda etapa do processo seletivo mas decidi trancar o processo por não querer morar em Toronto em 2014. Rejeitei uma oferta de trabalho de R$ 15 mil, que também oferecia passagens e curso de alemão grátis, para trabalhar na Alemanha. Fiz tudo isso pelo fato de não querer trabalhar por lá e acabei conseguindo que me enviassem para Nova York, lugar onde eu realmente queria ir. O que eu quero que as pessoas entendam é que todas essas oportunidades não caíram do céu, eu as criei. E qualquer pessoa pode fazer o mesmo. A ideia do site é ajudar as pessoas a agirem de forma diferente, seja para empreender, ou para a vida pessoa e profissional, seja com conteúdo ou com ferramentas digitais", explicou.E o jovem não quer parar por aí. Seu próximo passo Além de produtos digitais que ajudarão as pessoas a inovar na forma de agir, Fernão está escrevendo um livro sobre "A arte de ser diferente" que deverá ser publicado no segundo semestre de 2015. "Minha intenção é mostrar para todo mundo, inclusive os baianos, que é possível conquistar as coisas agindo de forma diferente. Se eu conseguir abrir os olhos de pelo menos uma pessoa, já estarei feliz", planeja.
Com 25 anos, Fernão ocupa o cargo de Inovação na empresa multi-nacional LG Eletronics no Chile |
Há pouco mais de um mês Fernão criou o site 'Hackeando a Vida', que tem como objetivo mostrar que é possível conseguir as coisas agindo de forma diferente |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade