O mau tempo registrado em vários pontos da Bahia gerou um aumento no número de ocorrências de interrupção do fornecimento de energia elétrica, segundo informou a Coelba nesta sexta-feira (22). O maior número de ocorrências foi registrado nas regiões Centro, Norte e Oeste da Bahia.
A empresa informou que aumentou o número de turmas de operação e manutenção para atender ao aumento da demanda, permanecendo com equipe reforçada até que tudo esteja regularizado. As chuvas também dificultam acesso em alguns locais, o que faz com o o atendimento das queixas acabe demorando mais do que o normal. A principal ocorrência de falta de energia hoje foi o desligamento preventivo do fornecimento para Riachão do Jacuípe, às 11h13, por conta das chuvas e da enchente do Rio Jacuípe. O fornecimento foi restabelecido no Centro da cidade às 13h04. A Coelba informou que a ação foi para minimizar riscos elétricos, em prol da segurança dos moradores. Quando a situação na cidade ovltar ao normal, a rede elétrica passará por avaliação e o fornecimento deve ser restabelecido para todos consumidores do município. Equipes da Coelba continuam em Riachão para fazer inspeção na rede elétrica e também prevenir possíveis situações que envolvam a segurança e o sistema elétrico. A empresa não descarta novos desligamentos preventivos.
Moradores estão ilhados e sem energia (Foto: Leitor via WhatsApp) |
</div> <div id='passback-wbe9a4ed297'></div>
Veja algumas orientações da Coelba para evitar acidentes com eletricidade: - Não se aproximar de fios caídos no chão: Em caso de fios partidos, acione imediatamente a Coelba através do 0800 071 0800; - Não ligar aparelhos elétricos com a mão molhada. Isso evitará o choque; - Não mexer com eletrodomésticos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou pés molhados. A água torna o choque muito mais perigoso; - Não subir em postes ou estruturas da Coelba. - Não tentar retirar galhos de árvore ou objetos caídos sobre a rede elétrica. Desabrigados Mais de 150 famílias estão desalojadas em Riachão do Jacuípe, segundo informações da Secretaria de Administração do município. Os desabrigados estão sendo levados para escolas municipais, ginásios de esportes e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A Prefeitura da cidade disponibilizou carros para transportar os moradores aos abrigos, com a assistência dos Bombeiros. A Defesa Civil está a caminho do município, ainda segundo informações da Secretaria de Administração. Os bairros mais afetados pela chuva foram Alto do Cruzeiro, Bela Vista, Alto do Cemitério, Barra, Ranchinho e Jatobá. Segundo o secretário de administração do município, Valfredo Júnior, a população foi pega desprevenida pela enchente. "De ontem para hoje choveu mais na cabeceira. O rio já chegou enchendo e não deu tempo de as famílias e a prefeitura se prepararem", conta o secretário.Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade