Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Bancos não dão mais consignado a aposentado do INSS e servidor

A justificativa, em todos os casos, foi a demora do repasse

Redação iBahia • 20/10/2016 às 8:54 • Atualizada em 28/08/2022 às 20:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O número de bancos que deixaram de conceder empréstimos consignados a aposentados por invalidez do INSS com menos de 60 anos e a servidores do Estado do Rio não para de crescer. O motivo, no primeiro caso, é o pente-fino que o instituto vem fazendo nos benefícios por incapacidade da Previdência Social (se os pagamentos forem suspensos após novas perícias médicas, não haverá mais como descontar as parcelas mensais). No caso do funcionalismo, as restrições acontecem pelo calotes do estado, que não repassa aos bancos os valores descontados dos funcionários públicos.
O EXTRA procurou diversas instituições para saber como anda a liberação de crédito para as duas categorias. Para os aposentados por invalidez do INSS, bancos e financeiras — como BMG e Alfa — criaram restrições. A Caixa concede “por enquanto”.

				
					Bancos não dão mais consignado a aposentado do INSS e servidor
Para os servidores do estado, muitas instituições financeiras já suspenderam as ofertas de empréstimos. A justificativa, em todos os casos, foi a demora do repasse. Questionados se há previsão de retorno dos serviços, a resposta não foi nada otimista. "Não têm data definida nem para (o governo) pagar os servidores, imagina se tem prazo para pagar o que devem aos bancos?", disse o responsável pelo segmento de crédito consignado de um dos bancos pesquisados.
A Federação Brasileira dos Bancos (Febrabran) afirmou que não se posicionaria sobre os problemas sobre os repasses dos empréstimos pelos estados. Cada banco está negociando individualmente a cobrança dos valores devidos, e cabe aos governos regularizar a situação. Sobre o INSS, não respondeu. A Associação Brasileira dos Bancos (ABBC) alegou que não se posicionaria sobre o débito dos estados em função do andamento das negociações, e que as decisões sobre concessão ou não a aposentados por invalidez do INSS são exclusivas das instituições.
INSS
CaixaA atendente informou que a instituição está concedendo crédito “por enquanto”.
BMGEmpresta apenas para aposentados por invalidez acima de 60 anos.
AlfaA orientação é enviar a documentação referente à aposentadoria por invalidez para ver se concede ou não.
CaciqueNão faz mais empréstimos.
Mercantil do brasilNão dá informações sem verificar dados do segurado.
Banco Original e CifraNão fazem mais operações com consignados para segurados do INSS.
BV Financeira e ItaúContinuam concedendo empréstimos.
BradescoConcede empréstimos somente em alguns casos, como para aposentados da Aeronáutica e ex-combatentes da Marinha.
SERVIDORES
Ainda concedemBanco do Brasil, PAN, Bradesco, Olé Consignados, Itaú e Caixa Econômica Federal (menos para temporários e comissionados).
Não concedemDaycoval, BMG, Alfa, BVA, Cacique, Cifra, Intermedium, Banco Original e Safra.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil